Padre Daniel Ange* partilha sua experiência sobre amor fraterno na escola Jeunesse Lumière.
Confira:
1- Eu quero receber meu irmão como um presente dado pelo coração de Jesus. Eu vou acolher. Uma comunidade não é um clube de amigos. Nós não escolhemos uns aos outros. Foi Jesus quem nos escolheu por tempo ou para toda a vida.
Na nossa escola fazemos um pacto de confiança, antes de vivermos juntos, onde expressamos o presente que é o irmão.
2- A descoberta. Ao longo dos dias, eu vou aprender a conhecer o meu irmão. Algumas coisas vão me espantar, mas eu sei que é o meu irmão.
3- Escutar uns aos outros. Cada um é uma palavra viva que Deus me fala. Ele é meu mestre de alguma forma. Jesus vai fazendo, assim, minha educação.
4- Se afinar com os outros, uma comunidade é como uma orquestra, tem as flautas, guitarras, pianos, tudo isso deve ser harmonizado, cada instrumento tem seu lugar. O maestro é quem vai dar harmonia. Cada um toque bem com sua partitura, em harmonia com os outros.
5- Estimular uns com outros. Eu sou ciumento pela santidade do meu irmão? Nós temos que ir para o céu juntos. É preciso que haja esse estímulo mútuo na caridade.
6- É um lugar de cura mútua. Curar uns aos outros no amor.
7- Abençoar-se mutuamente. Na oração da noite, nós nos abençoamos porque meu irmão é uma benção viva.
8- Perdoar-se, perdoar uns aos outros. Não posso abençoar sem pedir o perdão. É um momento maravilhoso.
As disputas, as briguinhas, não são graves, mal-entendidos podem acontecer, isso não é mais grave que os arranhões em uma floresta. Isso se torna grave se os pequenos arranhões se infeccionarem. É preciso que eu desinfete com álcool, o que purifica é o perdão mútuo.
*Mantido o tom coloquial das palavras do autor. Daniel Ange é sacerdote, nasceu em 1932, em Bruxelas, Bélgica. Aos 17 anos entrou na Ordem de São Bento de Clervaux (Luxemburgo). Em 1984, fundou a Escola “Jeunesse-Lumiére” (Juventude-Luz), que começou nos Alpes. Em setembro de 1987, a escola se instalou no sul da França, onde está até hoje. Realizou 220 turnês de evangelização em 42 países e faz intervenções frequentes através dos meios de comunicação. É autor de livros sobre afetividade e sexualidade, como “Teu corpo feito para o amor” (1985), e de espiritualidade, como “A Oração – Respiração Vital” (2005).
Como são ricas estas lições de vida que são publicadas aqui. eu adoraria receber o contatos de vocês todos os dias em meu e-mail .
Adorei as lindas mensagens, eu adoraria receber em meu e-mail
tenhos muitas duvidas :
como eu sei que o meu coração esta aberto para Jesus .
como eu sei que me entreguei totalmente a Deus.
Porque no momento da missa de quando o padre nos apresenta o Santissimo eu repouso .