Com o início de um novo mês, os boletos começam a chegar. Além das contas fixas (água, luz e telefone, por exemplo), é preciso colocar no orçamento outros compromissos financeiros importantes, como a Comunhão de Bens. Para isso, reunimos algumas dicas que poderão ajudar você a fazer o planejamento mensal.
1. Analise
Antes de qualquer medida, faça uma análise detalhada de todos os seus gastos. Anote tudo aquilo que comprar durante uma semana e depois observe o que foi comprado impulsiva ou desnecessariamente.
2. Documente
Agora que você avaliou seus hábitos de consumo (e decidiu mudar!), faça uma planilha onde você anotará os gastos diários, incluindo o cafezinho e a gorjeta.
3. Avalie
Veja o que pode ser cortado desses gastos e passe a fazer isso de olho numa poupança para emergências.
4. Defina o seu padrão de vida
Com realismo você determina o tipo de gastos que pode ter, da alimentação ao lazer.
5. Poupe
Separe uma quantia para poupar todos os meses e coloque em uma conta poupança assim que seu salário chegar.
6. Planeje as compras
Quando for ao supermercado faça uma lista e compre apenas o que estiver lá. Assim você evita compras por impulso. O mesmo vale para quando for ao shopping. Planeje com sua família qual programação vão fazer e quais itens precisam (mesmo) adquirir.
7. Tire o dinheiro da carteira
Estabeleça uma cota de gasto diária e deixe exatamente este valor na carteira.
8. Deixe o cartão de crédito em casa
Você sabia que a maioria das pessoas não volta para comprar quando tem a oportunidade de pensar melhor? Deixar o cartão em casa permitirá ter um tempo para avaliar se você precisa mesmo fazer a compra.
9. Seja disciplinado e não viva só
Tenha foco e metas objetivas e convoque todos em casa para colaborar.