Shalom

Conheça a história da composição do Magnificat que acolherá o Papa na Convenção Shalom

Melodia foi feita pelo missionário Gustavo Osterno e apresentado pela primeira vez no Retiro Shalom 40 anos – Escuta.

comshalom

Neste ano, o hino de louvor da Virgem Maria – Magnificat– ganhou uma nova melodia, feita por Gustavo Osterno, membro da Comunidade de Vida, vocalista da banda Missionário Shalom. O consagrado, que também atua no setor dos artistas, contou sobre a inspiração desta canção.

A melodia foi apresentada pela primeira vez no “Retiro Shalom 40 anos – Escuta”, em que Moysés Azevedo falou sobre a importância da Virgem Maria, a Toda Pequena, para a Comunidade Shalom.

Leia também| Virgem Maria, a Toda Pequena

No Retiro, Moysés explicou que durante a Escuta do Conselho Geral, em junho desse ano, Deus pedia que a Comunidade que tivesse um novo olhar sobre a Virgem Maria e meditasse mais sobre suas características. No decorrer do tema “Maria, a Igreja e a Comunidade”, o fundador falou que em cada momento da vida de Maria se aprende algo.

A partir deste apelo, houve a inspiração de criar uma melodia nova para Magnificat que refletisse júbilo e gratidão. Após isso, foi pedido a Gustavo Osterno algumas sugestões de melodia, dentre as quais, uma de autoria própria e já existente foi escolhida. Confira abaixo a história:

Inspiração da melodia

O compositor conta que em agosto do ano passado descobriu que a mãe estava com câncer, e então uma forma de viver esse momento foi fazer novenas,Quaresma de São Miguel, meditar o Rosário e rezar a consagração à Nossa Senhora. “Desde lá, fui percebendo que Maria tinha um papel fundamental, um cuidado na minha vida e na vida da minha mãe. Maria me sustentava e me revelava a sabedoria de cada tempo de prova”, conta o missionário. 

Com o passar do tempo, o consagrado foi percebendo que havia nele um grande desejo de entoar um cântico novo do Magnificat, mas com os apostolados voltando à rotina com mais intensidade, ele não conseguia compor. Todavia, relata Gustavo:

“Um dia, uma irmã fez a próprio punho o Magnificat e no meio da oração me deu de presente. Aquele papel rabiscado com o cântico nunca poderia sair dos meus lábios. Peguei meu violão, não sei muito tocar, fui pra casa e comecei a entoar o Magnificat. Gravei aquele Magnificat e ficava escutando todas as vezes que minha mãe tinha algum exame, escutava a mim mesmo cantando com aquele refrão e ficava dançando trancado no quarto, em lágrimas, chorando pelas dores da minha mãe, mas ao mesmo tempo tendo forças, porque o Poderoso sempre faz maravilhas em nós.”

O cantor e compositor conta que a experiência da melodia “é como se Maria me abraçasse, me colocasse de pé e dissesse ‘alegrai-vos e exultai, povos todos celebrai, porque a obra de Deus vai resplandecer, a glória de Deus vai resplandecer”, conta.

Alegria em receber o Papa com o Magnificat

Para o consagrado, é uma grande alegria saber que este cântico, que já era uma profecia para a sua vida pessoal, fará parte também das profecias da Comunidade. “Após todo este tempo, e já com o final do tratamento da minha mãe, eu sempre cantava o Magnificat às escondidas e em lágrimas, e agora o cântico será o Cântico da Comunidade para o Papa, para a Igreja, uma renovação da nossa alegria e do nosso entusiasmo. Isso para mim é um grande sinal de que a Comunidade e a vida de cada membro é uma coisa só. A minha consagração e a vida da Comunidade é uma coisa só“, relata com entusiasmo.

Eu vou pular de alegria, pois sei que esse momento vai acontecer como a profecia que Nossa Senhora me deu. Ela erguerá novamente o povo para resplandecer a glória de Deus e resplandecendo a glória de Deus, nós seremos enviados ao mundo para cantar que o poderoso fez em nós maravilhas e que santo é o Seu nome e Seu amor vai perdurar de geração em geração. Não vejo a hora desse dia chegar“, finaliza. 

Gustavo não vê a hora de cantar o Magnificat com toda a Comunidade Shalom (Imagem/Comshalom)

Acompanhe os próximos lançamentos pela @LivrariaShalom

Ouça agora: 

 

Cifra disponível 

Confira a letra do Magnificat

A minha alma engrandece o Senhor
Se alegrou o meu Espírito, em Deus meu Salvador
Pois ele viu a pequenez de sua serva
Desde agora as gerações hão de chamar-me bendita
O poderoso fez em mim maravilhas
E santo é o seu nome
Seu amor de geração em geração
Chega a todos que o respeitam

Demonstrou o poder de seu braço
Dispersou os orgulhosos
Derrubou os poderosos dos tronos
E os humildes exaltou
De bens saciou os famintos
E despediu sem nada os ricos
Acolheu a Israel seu servidor
Fiel ao amor
Alegrai e exultai
Povos todos celebrai, cantai a glória de Deus(2x)
Que em nós resplandeceu

Como havia prometido aos nossos pais
Em favor de Abraão e de seus filhos
Para sempre, pra sempre

______________________________________________

Tradução em espanhol

Mi alma / engrandece al Señor
Se alegra mi Espíritu, en Dios mi Salvador
Pues Él vió/ la pequeñez de su sierva
Todas las generaciones han de llamarme bendita

El poderoso hizo en mi maravillas
Y Santo es Su nombre
Su amor de generación en generación
Llega a los que lo respetan

Demostró el poder de Su brazo
Dispersó los orgullosos
Derribó los poderosos de sus tronos
Y a los humildes exaltó

De bienes sació a los hambrientos
Y despidió sin nada a los ricos
Acogió a Israel/ su servidor
fiel a su amor

Alegraos y exultad
Pueblos todos celebrad, cantad / la gloria de Dios (2x)
Que en nosotros resplandece

Cómo había prometido a nuestros padres
En favor de Abrahám y de sus hijos
Para siempre, para siempre

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos

Leia mais

Confira a programação oficial da Convenção Shalom 2022

Como se preparar para a Convenção Shalom 2022


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.