Notícias

10 reflexões sobre humildade com Frei Patrício Sciadini

Neste primeiro dia, a meditação foi  sobre “Maria, a toda pequena”, imagem dada na Escuta de 2020.

comshalom

Na última sexta-feira (23), começou a Convenção Shalom que celebra os 40 anos da Comunidade Católica Shalom em Roma, aos pés de Pedro. Os membros da Comunidade e da Obra do mundo inteiro vão poder acompanhar todos os dias do encontro ao vivo pelo YouTube.

Leia também| Entenda o ícone dos 40 anos

A conferência inicial foi ‘Humildade e Estupor’ com Frei Patrício Sciadini OCD (Egito), baseada na palavra do Santo Padre sobre a humildade. Evento contou com a presença de sacerdotes e bispos de diversas expressões.

[Saiba mais na página especial]

Confira algumas reflexões

  1. A humildade nasce na contemplação da Trindade, é preciso entrar no seio trinitário, no seio da comunicação: o Criador cria participando de uma parte dele mesmo, uma parte do Pai, do Filho e do Espírito Santo, um acolhendo o outro.
  2. Se não compreendemos esse amor trinitário, que não é fechado em si mesmo, que é um amor participativo, não compreendemos a nossa participação neste amor que contemplamos, o amor  dessa Trindade que nos ama.
  3. A humildade é a virtude mais importante para a oração, nos faz disponíveis e abandonados à vontade de Deus. Não se pode separar a mansidão da  humildade, elas são irmãs gêmeas. As bem-aventuranças são caminhos para a humildade.
  4. Deus nos ama com sua onipotência, nos ama com sua humildade, Ele se agacha. Esse abaixar-se divino é para conquistar a todos.
  5. É preciso humildade para evangelizar, pois a evangelização não é teoria, é comunicar uma pessoa, é preciso estar unido e conhecer a Deus, não se pode falar de algo que não se conhece. Só se evangeliza com o que se viu, se conhece, só após essa visão se torna capacitado para proclamar. E esta força que vem de Deus precisa estar presente em nossa vida.
  6. Humildade não é aceitar o que os outros dizem e ser escravos dos outros; não é falta de coragem, isso é escravidão. A humildade é a coragem de dizer o que é persistente, os humildes não têm medo. 
  7. O humilde não “tira o tapete”, mas “coloca o tapete”: sente-se feliz em dar espaço  aos outros, sabe reconhecer as qualidades dos outros, sabe promover, dar incentivo, coragem, esperança.
  8. Maria foi humilde e deu o “fiat“, ela foi obediente à vontade de Deus. A obediência é quando tu amas, quando confias na capacidade de Deus. Deus nos conduz, mesmo se não sabemos para onde.  
  9. É preciso saber dizer a Deus “faça-se, eis me aqui”, colocar-se totalmente ao serviço da alegria,  ter a disponibilidade para que todos cooperem com o Reino de Deus, como fez Maria. Ela levantou-se e foi, é assim que a humildade provoca o serviço.
  10. Busque a benevolência e a mansidão, elas te conduzirão a uma verdadeira humildade.

O encerramento da manhã foi com uma Adoração ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Serviço

Convenção Shalom 40 anos 
Data: de 23 a 28 de setembro
Local: Roma
Tema: Shalom: Amigos de Deus, Amigos dos jovens e Amigos dos pobres
Mais informações: http://comshalom.org/40anos


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.