Formação

Nossa Senhora do Rosário

comshalom

A devoção a Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas na história da Igreja Católica e há registros de que a primeira aparição da santa teria sido registrada em 1208, a São Domingos de Gusmão. Nossas Senhora teria aconselhado a São Domingos a rezar o Rosário como forma de conversão da humanidade.

A data escolhida para celebrar Nossa Senhora do Rosário remete à Batalha de Lepanto, ocorrida em 1571, quando uma esquadra de navios da Liga Santa derrotou o Império Otomano, no largo de Lepanto, na Grécia. Naquele dia, cristão recitavam o rosário e, através da intercessão de Maria, alcançaram a vitória.

Acredita-se que a oração do rosário surge com os monges anacoretas, nos primeiros séculos do cristianismo, que usavam pedrinhas para contar o número das orações. A oração do rosário, mais à frente, foi inspirada por Nossa Senhora a São Domingos. Na época, os fiéis eram pouco alfabetizados e não conseguiam ler a palavra de Deus para rezar. Foi então que ele ensinou aos cristãos a rezar 150 Ave-Marias, conhecida como a saudação angélica. Assim ele formou os agrupamentos de 50 Ave-Marias e seus mistérios, conhecidos como: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos. Ela lhe disse que muitas graças e milagres seriam alcançados por meio desse modo e reafirmou os ditos a São Domingos.

Contemplação dos Mistérios do Rosário
Atualmente o Santo Rosário é dividido em quatro conjuntos de mistérios, onde contemplamos os momentos da vida de Jesus e de Maria. Os quatro conjuntos de Mistérios são:

Mistérios Gozosos nos quais se contemplam a anunciação do Anjo a Maria; a visita de Maria a sua prima Isabel; o nascimento de Jesus em Belém; a apresentação de Jesus no templo; e Jesus perdido e achado no templo entre os doutores da lei.

Mistérios Dolorosos nos quais se contemplam a agonia de Jesus no Horto das Oliveiras; a flagelação de Jesus; a Coroação de Espinhos; Jesus carrega a Cruz até o Calvário; a Crucificação e morte de Jesus.

Mistérios Gloriosos nos quais se contemplam a Ressurreição de Jesus; a sua Ascensão ao Céu; a vinda do Espírito Santo Sobre os Apóstolos e Maria; a Assunção de Maria ao Céu; a coroação de Maria.

Mistérios Luminosos foram escritos pelo próprio Papa João Paulo II, em sua carta apostólica, Rosarium Virginis Mariae, no ano de 2002. Nestes mistérios contemplam-se toda a Vida pública de Jesus: o Batismo no Rio Jordão; o Milagre nas bodas de Caná; a proclamação do Reino do Céu e o convite a Conversão; a Transfiguração de Jesus no Tabor; a Instituição da Eucaristia.

 

 

Nossa Senhora do Rosário, Rogai por nós! 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.