Baluarte da Comunidade Católica Shalom, Santa Teresa de Ávila é celebrada no dia 15 de outubro. Você sabe como a espiritualidade teresiana influenciou a Vocação? Emmir Nogueira, cofundadora, partilha um pouco sobre essa experiência vivenciada no início da Comunidade.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Segundo Emmir, Santa Teresa “entrou” na Vocação Shalom através de dois religiosos: um jesuíta e um franciscano. A cofundadora conta, a seguir, como os primeiros membros tiveram contato com a espiritualidade da santa carmelita e como a baluarte ajudou nos primeiros anos da Comunidade.
Santa Teresa de Ávila e a Vocação Shalom
A esperteza de Santa Teresa de Ávila
Emmir Nogueira certa vez partilhou sobre a esperteza de Teresa em querer sempre a vontade de Deus. A seguir, confira:
“Dá-me o que Tu queres, vida ou morte!”, diz Santa Teresa. Que coragem! Mas o pior, a maior valentia de Teresa vem adiante quando ela diz: “Dá-me inferno ou paraíso!” Já pensou? Você teria a coragem de dizer isso a Deus? Pois é, Santa Teresa teve. Parece insanidade, mas, na verdade, é amor. É abandono. É confiança absoluta, irrestrita. Entrega total nas mãos de Deus: Ele sabe o que é melhor para mim.
Atenção! Não o que eu mereço – porque não mereço nada – Tudo é Graça de Deus – Mas o que é melhor para mim. Por outro lado, é esperteza de Teresa. Ela sabe bem que Deus é amor. Ela sabe que Ele deu a vida por nós. Sabe que é o Deus da vida e não da morte. Sabe que a cruz de Jesus abriu para nós o céu, não o inferno.
Esperta essa Teresa. Pede que Deus escolha o que Ele mesmo já escolheu: VIDA e CÉU. Feliz vida eterna. Sábia e sabida, Teresa se submete, tranquila, à vontade de Deus que só quer o seu bem. Prefere confiar-se à Sua vontade do que à própria vontade de “mulherzinha fraca e cega”, como ela se auto denomina. Ganhou ‘de uma só tacada’, a vida eterna, a ressurreição dos mortos e o Céu.
Confira também | 5 músicas inspiradas nos ensinamentos de Santa Teresa de Ávila