Notícias

Comunidade Shalom participa de II Conferência para Comunidades Novas, promovido pelo CHARIS

Gabriella Dias, membro do Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica, esteve presente e partilha um pouco da experiência desses dias de partilhas e formações.

comshalom
Representantes das Novas Comunidades do Brasil (Arquivo pessoal)

De 10 a 12 de outubro em Roma, no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, aconteceu a II Conferência Internacional para responsáveis de Comunidades Carismáticas, promovido pelo CHARIS, Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (RCC). 

Foram dias de comunhão e de partilhas sobre diversos temas, como pontos essenciais das comunidades, formação de novos líderes, acolhida de famílias e jovens, forças e desafios da pastoral, Comunidades e missões Ecumênicas, além de troca de experiências. 

Programação e presença brasileira

A Conferência contou com a presença de 28 brasileiros, e vários irmãos e Comunidades que nasceram no Brasil: Comunidade Shalom, Canção Nova, Obra de Maria, Missão Resgate, Pantokrator, Sementes do Verbo, Mar a Dentro, Coração Novo, Sagrada Família, Servos da Divina Providência, Espaço Vida, Comunidade Carismática de Assis, Novo Ardor, Apóstolos do Coração Imaculado e Aliança de Misericórdia.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Gabriella Dias (@gabrielladiassh)

A programação do evento teve momentos de testemunhos de Comunidades Ecumênicas, e testemunhos sobre a fidelidade ao Carisma que nos foi dado. Pregação com Padre Alexandre Awi de Melo, secretário do Dicasterio para Leigos, Família e Vida sobre os primeiros anos do CHARIS e o desejo do Papa quanto a organização. E ainda uma partilha de Ítalo Fasanella, Luzia Santiago e Eto sobre a formação de líderes nas Comunidades Novas. Além de celebrações eucarísticas e momentos de partilhas.

Leia também| Gabriella Dias fala sobre CHARIS, Serviço Internacional de Comunhão da RCC

“Quero transbordar”

Gabriella Dias, consagrada da Comunidade Shalom (CCSh), membro do Conselho Geral e Assistente Apostólica, ou seja, responsável pelas ações de evangelização da CCSH esteve presente na Conferência Internacional e conta um pouco da experiência em também ser parte da equipe de Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS. 

De acordo com Gabriella, desde a fundação, o CHARIS promove encontros que permitem às diversas realidades carismáticas serem enriquecidas umas com as outras. “Antes da pandemia o CHARIS realizou o primeiro encontro para as Novas Comunidades, em Recife, foi muito bom, pudemos ouvir diversos testemunhos sobre evangelização dos jovens, realizado pela Comunidade Shalom, serviço aos pobres com a Aliança de Misericórdia, e outros temas com outras Comunidades. Neste ano, este encontro foi feito em Roma e tivemos uma programação enriquecedora”, declara a consagrada.

Na II Conferência Internacional as Novas Comunidades a programação permitiu, segundo a Assistente Apostólica, um sair de si a fim de transbordar nas Comunidades. “O CHARIS deseja que as expressões carismáticas cresçam em santidade, evangelização, em partilhas sobre a experiência do batismo no Espírito Santo, no serviço aos pobres e no ecumenismo. E foram esses pontos abordados durante esses dias”, explica. 

“Eu saio muito enriquecida desejando transbordar para a Comunidade e através da Obra Shalom tudo o que nós recebemos. A Comunidade Shalom já tem um trabalho para com os jovens e nascemos para isso. Os pobres são nossos amigos, há quem servimos com o Evangelho e com nossa amizade.”

Para Gabriella Dias participar desses dias de Conferência foi uma oportunidade de colocar ainda mais amor em tudo o que a Comunidade Shalom faz. 

Sobre o CHARIS

Catholic Charismatic Renewal International Service (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), CHARIS, é o organismo de serviço internacional para todas as expressões da Renovação Carismática Católica – grupos de oração, novas comunidades, escolas de evangelização, institutos religiosos, meios de comunicação e tudo o que surgiu da RCC- cujo nascimento na Igreja em 1967 veio como um fruto do Concilio Vaticano II.

Já este organismo foi criado a partir de um pedido do Papa Francisco em 2018 e é vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Reconhecendo a Renovação Carismática Católica como parte de uma corrente ecumênica de graça, CHARIS, é um instrumento para promover e trabalhar a unidade do corpo de Cristo, como expressada na oração de Jesus Cristo (João, 17).

Saiba mais sobre o CHARIS no Site oficial: www.charis.international

Gabriella Dias compartilha algumas imagens da Conferência


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.