De 10 a 12 de outubro em Roma, no Pontifício Colégio Internacional Maria Mater Ecclesiae, aconteceu a II Conferência Internacional para responsáveis de Comunidades Carismáticas, promovido pelo CHARIS, Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica (RCC).
Foram dias de comunhão e de partilhas sobre diversos temas, como pontos essenciais das comunidades, formação de novos líderes, acolhida de famílias e jovens, forças e desafios da pastoral, Comunidades e missões Ecumênicas, além de troca de experiências.
Programação e presença brasileira
A Conferência contou com a presença de 28 brasileiros, e vários irmãos e Comunidades que nasceram no Brasil: Comunidade Shalom, Canção Nova, Obra de Maria, Missão Resgate, Pantokrator, Sementes do Verbo, Mar a Dentro, Coração Novo, Sagrada Família, Servos da Divina Providência, Espaço Vida, Comunidade Carismática de Assis, Novo Ardor, Apóstolos do Coração Imaculado e Aliança de Misericórdia.
Ver essa foto no Instagram
A programação do evento teve momentos de testemunhos de Comunidades Ecumênicas, e testemunhos sobre a fidelidade ao Carisma que nos foi dado. Pregação com Padre Alexandre Awi de Melo, secretário do Dicasterio para Leigos, Família e Vida sobre os primeiros anos do CHARIS e o desejo do Papa quanto a organização. E ainda uma partilha de Ítalo Fasanella, Luzia Santiago e Eto sobre a formação de líderes nas Comunidades Novas. Além de celebrações eucarísticas e momentos de partilhas.
Leia também| Gabriella Dias fala sobre CHARIS, Serviço Internacional de Comunhão da RCC
“Quero transbordar”
Gabriella Dias, consagrada da Comunidade Shalom (CCSh), membro do Conselho Geral e Assistente Apostólica, ou seja, responsável pelas ações de evangelização da CCSH esteve presente na Conferência Internacional e conta um pouco da experiência em também ser parte da equipe de Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS.
De acordo com Gabriella, desde a fundação, o CHARIS promove encontros que permitem às diversas realidades carismáticas serem enriquecidas umas com as outras. “Antes da pandemia o CHARIS realizou o primeiro encontro para as Novas Comunidades, em Recife, foi muito bom, pudemos ouvir diversos testemunhos sobre evangelização dos jovens, realizado pela Comunidade Shalom, serviço aos pobres com a Aliança de Misericórdia, e outros temas com outras Comunidades. Neste ano, este encontro foi feito em Roma e tivemos uma programação enriquecedora”, declara a consagrada.
Na II Conferência Internacional as Novas Comunidades a programação permitiu, segundo a Assistente Apostólica, um sair de si a fim de transbordar nas Comunidades. “O CHARIS deseja que as expressões carismáticas cresçam em santidade, evangelização, em partilhas sobre a experiência do batismo no Espírito Santo, no serviço aos pobres e no ecumenismo. E foram esses pontos abordados durante esses dias”, explica.
“Eu saio muito enriquecida desejando transbordar para a Comunidade e através da Obra Shalom tudo o que nós recebemos. A Comunidade Shalom já tem um trabalho para com os jovens e nascemos para isso. Os pobres são nossos amigos, há quem servimos com o Evangelho e com nossa amizade.”
Para Gabriella Dias participar desses dias de Conferência foi uma oportunidade de colocar ainda mais amor em tudo o que a Comunidade Shalom faz.
Sobre o CHARIS
Catholic Charismatic Renewal International Service (Serviço Internacional para a Renovação Carismática Católica), CHARIS, é o organismo de serviço internacional para todas as expressões da Renovação Carismática Católica – grupos de oração, novas comunidades, escolas de evangelização, institutos religiosos, meios de comunicação e tudo o que surgiu da RCC- cujo nascimento na Igreja em 1967 veio como um fruto do Concilio Vaticano II.
Já este organismo foi criado a partir de um pedido do Papa Francisco em 2018 e é vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Reconhecendo a Renovação Carismática Católica como parte de uma corrente ecumênica de graça, CHARIS, é um instrumento para promover e trabalhar a unidade do corpo de Cristo, como expressada na oração de Jesus Cristo (João, 17).
Saiba mais sobre o CHARIS no Site oficial: www.charis.international