Notícias

Menina Benigna é beatificada em cerimônia no Crato (CE)

A cerimônia de beatificação contou com a presença de diversos fiéis de diversos estados, além de mais 40 bispos, centenas de sacerdotes e diáconos, autoridades locais e o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner enviado pelo Papa Francisco.

comshalom
Créditos: Imagens/ Comunicação Diocese de Crato

A cearense Benigna Cardoso da Silva, conhecida como Menina Benigna, foi beatificada nesta segunda-feira (24) em uma celebração realizada em Crato (aproximadamente 500 km de distância de Fortaleza), no Cariri cearense.

Durante a leitura da carta apostólica do Vaticano, o arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, delegado do Papa Francisco na cerimônia, lembrou do gesto de Benigna Cardoso “Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão no episcopado Magnus Henrique Lopes, bispo do Crato, e também dos demais irmãos no episcopado e de muitos fiéis em Cristo, depois de termos ouvido parecer do dicastério para a causa dos santos, com a nossa autoridade apostólica ordenamos que a venerável serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, jovem leiga, mártir, que observando a palavra de Deus conservou sua vida para defender a sua dignidade de mulher até a infusão do sangue“, diz trecho da carta.

Com a beatificação, a Menina Benigna se tornou a primeira beata cearense e a quarta mártir do Brasil. Com isso, ela agora passa a receber o título de mártir, podendo ser venerada nos templos católicos do Brasil.

Menina Benigna é beatificada, assista a matéria completa

Comunidade Shalom presente na beatificação

A Comunidade Shalom esteve presente na cerimônia, reunindo um grupo com quase 100 pessoas, vindas da missão Shalom em Fortaleza e também da região. Os missionários de Juazeiro do Norte, puderam ajudar na organização do evento. Georgia, consagrada da Comunidade de Vida na região do cariri comentou que “Benigna é esse exemplo de jovem que escolheu a Deus mais do que a própria vida, isso os nossos jovens precisam. Nós da Comunidade Shalom temos a primazia dos jovens, então ela para nós, é muito importante. Para ser esse exemplo, para os jovens da Comunidade, mas também para todos os jovens que precisam deste referencial de santidade”.

Membros da Obra Shalom na beatificação da Menina Benigna.

Já para Pe. Antonio Furtado, missionário da Comunidade de vida, “a beatificação de Benigna é um sinal forte da espiritualidade no meio da juventude, a primeira beata do estado do Ceará. Temos Maria Goretti no século passado, e agora ela, que será uma santa deste tempo. Estar na Região de Cariri é lembrar da minha história, eu vinha muito com minha família aqui, Padre Cícero tem uma grande influência na minha vocação sacerdotal, então para mim estar aqui e ver a Benigna beatificada é uma grande alegria”.

Pe. Marcelo Sales, Pe. Antonio Furtado e Pe. Douglimar Estevam, da Comunidade de Vida

Veja mais:

Conheça Benigna Cardoso, a primeira beata do Ceará 

Cerimônia de beatificação da Menina Benigna


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.