Igreja

Papa Francisco apresenta o Espírito Santo como fonte de três graças

O Santo Padre participou de um encontro em que rezou o Angelus com os bispos, sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Igreja do Sagrado Coração, em Manama.

comshalom

No último dia da visita apostólica em Bahrein, país localizado no Oriente Médio, o Papa Francisco recordou o chamado do clero, dos religiosos e dos catequistas a testemunhar a alegria de Deus para o mundo. O Santo Padre participou de um encontro em que rezou o Angelus com os bispos, sacerdotes, consagrados, seminaristas e agentes pastorais na Igreja do Sagrado Coração, em Manama. No encontro, o Papa Francisco apresentou o Espírito Santo como fonte de três graças.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Em sua fala, o Pontífice destacou que o Espírito Santo é uma fonte de alegria. Ele lembrou ainda que o Espírito é quem fica ao nosso lado; ele é o Consolador; ele nos eleva com sua presença suave, mas útil, caminha conosco em amor e nos apoia nas provações e nos problemas.

“A você, que descobriu esta alegria e a vive em comunidade, gostaria de dizer: preserve-a ainda mais, multiplique-a. E sabe qual é a melhor maneira? Dando-a”, explicou o Papa.

O Santo Padre ainda ressaltou que o Espírito Santo é a fonte da unidade.

“Todos os que recebem o amor do Pai e são feitos seus filhos e filhas e, se filhos de Deus, também irmãos e irmãs uns dos outros […] Ele derruba as barreiras da desconfiança e do ódio para criar espaço para a aceitação e o diálogo. Ele nos liberta do medo e infunde a coragem de sair e encontrar os outros com a força da misericórdia”.

O Papa exortou também os participantes do encontro a serem guardiões e construtores da unidade para viver em fraternidade entre os fiéis.

Por fim, Francisco afirmou que o Espírito é uma fonte de profecia. Ele enfatizou que os profetas têm uma iluminação interior do Espírito Santo que os capacita a serem intérpretes sábios da realidade e a revelar a presença de Deus ao povo, mesmo quando suas palavras são duras para denunciar o mal, expor mentiras e exortar ao arrependimento.

“Nós também temos esta vocação profética. Todos os que são batizados receberam o Espírito, e assim se tornaram profetas”.

Leia também | Em meio à tempestade, jovens participam de Santa Missa em Assunção, no Paraguai


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.