Shalom

Shalom em Nazareth: desafios da evangelização na Terra Santa

Os missionários atuam no local onde o anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria a Mãe do Salvador, e auxiliam os frades franciscanos que administram o Santuário da Anunciação.

comshalom
Missionários na Basílica da Anunciação (Arquivo pessoal)

Em um país marcado por inúmeras guerras e hostilidades entre diversos povos, culturas e religiões, é marcante, especialmente entre os jovens, a necessidade de fomentar a cultura da paz e reconciliação. A Missão de Nazaré foi fundada em 8 de Setembro de 2006 como resposta a um pedido da Custódia da Terra Santa (Franciscanos) para uma ajuda junto ao Santuário (Basílica) da Anunciação. Lidiane Oliveira, consagrada da Comunidade, atualmente é responsável pela Comunicação e Evangelização da Missão Nazareth, conta um pouco mais sobre a atuação do Carisma em solo árabe.

Leia também| Conheça a Missão da Comunidade Shalom na Terra Santa

A Comunidade Católica Shalom na Terra Santa busca fortalecer a presença da Igreja local em suas várias dimensões e dar uma contribuição na construção de uma sociedade nova, firmada nesses valores de paz e reconciliação. Além disso, a Comunidade Shalom busca favorecer, pela experiência com Jesus Ressuscitado e um caminho consistente de formação, a redescoberta da identidade cristã em meio à discriminação e desafios vigentes.

Missão Nazareth

Atualmente vivem na cidade nove missionários: seis da Comunidade de Vida e três da Comunidade de Aliança, dedicados às diversas atividades e ministérios do Santuário: acolhimento dos peregrinos e zelo pelo ambiente de silêncio e oração na Gruta da Anunciação e Basílica Superior durante todo o dia; trabalhos no escritório de peregrinos onde são prenotadas as Missas e oferecidos serviços diversos aos que visitam o lugar santo; colaborar na animação litúrgica e organização dos três eventos semanais promovidos pelo  Santuário (terço de São José, adoração eucarística e procissão de velas), além de ações de evangelização e nos ministérios de música (eventos semanais).

Há ainda o serviço de pastoreio, pois existe um grupo de oração para árabes com 7 ovelhas, aconselhamento, intercessão e evangelização pessoa a pessoa e através da das artes, tendo destaque para o teatro com uma versão em inglês do Filho de Deus Menino Meu.

“Buscamos contribuir com a missão da Igreja na Terra Santa através da força do Carisma Shalom, promovendo comunhão e nova evangelização no meio dos jovens e famílias locais e também dos muitos peregrinos que acorrem aos lugares santos”, afirma a consagrada.

Basílica da Anunciação

Não temos Centro de Evangelização, nosso grupo é em nossa casa e o grupo aberto para jovens, fazemos na casa de uma congregação em frente à Basílica, cujo acesso é melhor para este grupo que ocorre na sexta-feira a tarde. 

Trabalhamos o dia todo e pela noite promovemos eventos, ensaios do ministério de música. De fato, é a providência de Deus que vai dando essa evangelização do povo árabe. Temos a grande graça de habitar e exercer nosso apostolado no lugar da Encarnação do Verbo, chamados a ser junto a cada peregrino, presença mariana de acolhimento e anúncio do Emanuel, Deus conosco. 

Quantos testemunhos de vidas transformadas por experiências vividas na simplicidade e profundidade próprias da espiritualidade de Nazaré, conta Lidiana, e também ressalta a experiência de uma peregrina da América Latina: “ela disse a um missionário que havia rezado por ela: ‘hoje o anúncio do anjo aconteceu para mim; aqui fica a minha vida velha e saio deste Santuário com uma nova vida!”’

Amizade e evangelização

É bem diferente de outras missões no Brasil, aqui moramos em um bairro árabe, há muitos muçulmanos e tem muitos cristãos que participam da paróquia, mas que ainda temos dificuldade para alcançá-los, porque já estão engajados. Com os muçulmanos vamos “na amizade”, aqui a evangelização é na amizade. Em geral nos aproximamos após um amigo da comunidade chamar um vizinho, um parente para receber oração, vamos nas casas para rezar pelas pessoas e assim ter um contato.

Nosso grupo tem pessoas fiéis e também tem várias pessoas que não vêm sempre, mas têm contato conosco e agora também temos um grupo de jovens que pastoreamos pela via da amizade, não há outro caminho. Já na Basílica, evangelizamos os peregrinos que estão de passagem e nem sempre conhecem o Shalom, é muito mais uma obra de misericórdia.

Um grande desafio da evangelização é por não poder fazer evangelização explícita, não podemos chegar invadindo, precisamos ser muito discretos e estamos a serviço da Basílica, então nosso tempo é todo dedicado à Basílica.  

Também quanta força de intercessão brota da vida ofertada neste lugar santo, unida à constante oração do rosário e à adoração eucarística em favor de todos os homens. Para nós é um grande presente de Deus podermos viver aqui na Terra Santa o Carisma que Ele nos deu e perceber que o coração do homem é o mesmo, não importa o lugar, nem a cultura, nem a raça; todos desejam a plenitude da Paz que é Jesus Cristo, o Shalom do Pai.

Saiba mais e acompanhe os trabalhos da Missão Nazareth pelo Instagram @shalomnazareth

Confira imagens

 

 Continue lendo:

 Shalom em Taiwan: Padre Vítor Bomfim partilha primeiras impressões em sua nova terra de missão

Shalom em New York: Padre Cristiano Pinheiro partilha sobre a graça de evangelizar em uma fundação

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.