A proximidade da chegada do mês de dezembro anuncia que o fim de ano está chegando. Faltam poucos dias para celebrar o Natal do Senhor e também o início de um novo ano. Contudo, uma das características desse período são os gastos com presentes e confraternizações. É preciso estar atento às finanças no fim do ano. Por isso, vamos dar algumas dicas de como começar a se organizar.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
1 – Anote os valores que você vai receber
O primeiro passo diante dos gastos de fim de ano é saber de onde vem o dinheiro que você vai utilizar. Por exemplo, se você vai receber o salário mais o décimo terceiro, anote o valor previsto. Caso você tenha uma fonte de renda diferente, tente prever o quanto você espera obter a partir do seu trabalho nesse período.
2 – Organize sua partilha em prol da evangelização
Feito isso, podemos partir para a próxima etapa. Dessa vez, antes de começar a pensar com o que vai gastar, você precisa organizar a sua partilha em prol da evangelização e dos mais necessitados. Já programe o valor que você destinará a essas duas realidades nesse período. A dica é fazer isso logo para que as luzes desse fim de ano não desviem o seu olhar da sua verdadeira missão.
3 – Quite dívidas que tenha feito antes de suas finanças de fim de ano
Pronto! Agora, sim, podemos falar sobre como utilizar os valores que você vai ter acesso. A primeira dica, antes mesmo de comprar presentes, é quitar possíveis dívidas que você tenha. Em relação às lembrancinhas, procure comprá-las à vista. Não vale a pena parcelar, pois no início do ano há outros compromissos financeiros para serem honrados e presentes parcelados podem afetar o seu orçamento.
Leia também | Emmir Nogueira explica o Segredo da Divina Providência