Notícias

Shalom Cabo Verde celebrou o Dia Mundial dos Pobres com moradores do Vale do Palmarejo Grande

comshalom
“Não é o ativismo que salva, mas a atenção sincera e generosa que me permite aproximar dum pobre como de um irmão que me estende a mão para que acorde do torpor em que caí.” (Papa Francisco – mensagem para o VI Dia Mundial dos Pobres)
 
Neste sexto Dia Mundial dos Pobres, a Comunidade Católica Shalom em Cabo Verde pôde proporcionar a seus participantes e aos moradores da zona do Vale do Palmarejo Grande, na periferia da cidade da Praia, essa experiência de atenção, alegria, proximidade, oração e valorização da vida.
 
Ao longo de todo o dia, os missionários da Comunidade, juntamente com voluntários da área de saúde e moradores de outras zonas da Cidade da Praia, realizaram atividades recreativas, momentos de oração, cuidados de higiene  e trabalhos de enfermagem junto à população local.
 
Os missionários apontam como ápice do evento seu fechamento com a Santa Missa, presidida pelo senhor Padre Irineu Correia, pároco local. Segundo Jenifer Nunes, responsável pela Comunidade Shalom em Cabo Verde, a grande participação dos moradores durante a Missa foi um importante indicativo do bom êxito do trabalho. Ela afirma que “Foi muito gratificante encontrar tantos adultos e crianças que havíamos visitado ou que passaram por algumas de nossas atividades, retornarem ao final do dia para celebrarem a Eucaristia conosco”.
 
A proximidade e o sentimento de família foi marcante ao longo do evento. Para Domingas Sanches, catequista do Vale do Palmarejo, este dia foi muito importante para que eles percebessem que eles não estão sozinhos. Os voluntários de enfermagem da Clínica Jovem contribuíram para essa proximidade, realizando o trabalho de conscientização e rastreamento de tensão alta e diabetes em toda zona. Segundo a enfermeira Maria de Lourdes da Silva, ao receber os profissionais em casa, as pessoas sentem-se mais à vontade para partilharem suas realidades de saúde. Além de ser possível a prestação de socorro àqueles mais idosos ou com mobilidade reduzida. 
 
Para se juntar a essa nova família, o catequista da zona do Paiol na Praia, Toni Tavares, compareceu ao evento com toda sua turma de catequese. Entre os quinze jovens catequizandos, Clenice da Veiga, afirma que o melhor desta experiência foi, além das muitas brincadeiras realizadas com as crianças dessa zona, poder ouvir o testemunho dos missionários e descobrir que é possível ouvir a voz de Deus que nos fala. 
Ainda demonstrando a importância do testemunho, a Fazenda da Esperança também juntou-se a família, enviando quatro de seus membros para o trabalho de conscientização contra o uso de álcool e drogas.
 
A Comunidade apresenta como balanço desta ação os números de 32 pessoas atendidas pela equipa de enfermagem, cerca de 25 crianças que receberam cuidados de higiene, mais 100 pessoas que participaram do almoço comunitário, todas as áreas da zona visitadas pela equipa de evangelização porta-a-porta e mais de 50 crianças envolvidas nas atividades de recreação e oração. 
 
Porém o grande saldo positivo do evento é, sem sombra de dúvida, essa certeza de que somos todos uma família, todos pobres diante de Deus e chamados a vivermos na proximidade.
 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.