Igreja

Padre Cícero Romão tem processo de beatificação e canonização oficialmente aberto

A averiguação, que será realizada pelo tribunal diocesano, abrangerá três aspectos: histórico, científico e teológico

comshalom

O processo de beatificação e canonização do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista foi aberto no final do mês de novembro, mais especificamente no dia 30, durante uma Santa Missa Solene. Na ocasião, o Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, presidiu o momento que contou com a presença de religiosos, padres diocesanos e romeiros, além do Bispo de Cajazeiras, Dom Francisco Sales. A celebração aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, no Ceará. 

Padre Wesley Barros, um dos postuladores da causa, explicou os próximos passos do processo. Segundo o religioso, nesse primeiro momento, o tribunal diocesano verificará como Padre Cícero vivenciou as virtudes. Para isso, será necessário reconstruir a biografia do Servo de Deus a partir de relatos das principais fontes para identificar se a sua vivência das virtudes foi, de fato, de forma heroica. Em um segundo momento, uma comissão se encarregará de investigar os milagres atribuídos a Padre Cícero Romão. 

Inclusive, Paolo Vilotta, principal responsável pela causa, explica que esse processo não será feito de forma individual. Pelo contrário, a participação do povo é muito importante. Por isso, aqueles que reconhecem o auxílio de Padre Cícero diante de diferentes situações no dia a dia podem relatar as graças por meio de cartas e entregá-las na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores. Para Paolo Vilotta, o verdadeiro milagre é comprovar como um homem consegue viver as virtudes de forma heroica. Por isso, os relatos podem ajudar bastante nesse sentido.

A averiguação, que será realizada pelo tribunal diocesano, abrangerá três aspectos: histórico, científico e teológico. Para cada um deles, documentos serão consultados e também entrevistas serão realidades. A seguir, confira quem faz parte do tribunal diocesano. 

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Membros do Tribunal Diocesano 

Paolo Vilotta, filósofo italiano, designado postulador da Causa;

Padre Wesley Barros, sacerdote diocesano, vice-postulador;

Padre José Vicente Pinto, vigário geral da Diocese de Crato, delegado episcopal;

Padre Aureliano Gondim, sacerdote diocesano, promotor de justiça;

Rodrigo Rêmulo, diácono, notário atuário;

Padre Felipe Tavares, sacerdote diocesano, notário adjunto.

Comissão histórica 

Padre Cícero José da Silva, sacerdote diocesano; 

Padre João Paulo de Araújo Gomes, diocese de Caruaru;

Professor Doutor José Luís Araújo Lira;

Professor Doutor Antônio Renato Soares de Casimiro;

Professor Mestre José Carlos dos Santos;

Professor Armando Lopes Rafael.

Onde está o Rei? Viemos adorá-lo

E visando essa grande oportunidade que o Senhor nos concede, a Comunidade Shalom preparou um grande retiro de aprofundamento e oração para o tempo do Advento, chamado “Onde está o Rei? Viemos adorá-lo”. Com esse itinerário, poderemos mergulhar mais profundamente nos mistérios da vida de Jesus e em Seu Evangelho, a fim de descobrir uma nova via de conversão e mudança de vida para cada um de nós. 

[Saiba mais na página especial de Advento 2022]

Para saber mais sobre Advento:

7 questionamentos mais comuns sobre o Advento

Dicas para viver bem o Advento

Advento tempo de dizer sim a Deus


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.