Notícias

Comunidade Shalom manifesta pesar pelo falecimento de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova

Neste momento de dor, nos unimos em oração e renovamos a esperança no Céu, na certeza de que a oferta de vida desse sacerdote tão querido gerará frutos de eternidade.

comshalom
Monsenhor Jonas Abib/ Reproduçao Redes Sociais

Com imenso pesar, mas com uma grande certeza na ressurreição e na eternidade, a Comunidade Católica Shalom recebe a notícia do falecimento de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova. O sacerdote tinha 85 anos e fez a sua páscoa na noite desta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, às 22h14, na residência em Cachoeira Paulista (SP).

Desde maio de 2021, Monsenhor Jonas estava em tratamento quimioterápico de um mieloma múltiplo, e segundo comunicado publicado pela Canção Nova, “a causa da morte do sacerdote foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora”. O velório acontece nesta terça-feira (13) e seguirá até quinta-feira (15), na Sede da Comunidade, também em Cachoeira Paulista (SP).

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Emmir Nogueira Oficial (@emmirnogueiraoficial)

Monsenhor Jonas Abib

Jonas Abib nasceu em Elias Fausto, SP, no dia 21 de dezembro de 1936. Aos 13 anos, ingressou no seminário dos salesianos. Ordenado sacerdote em 1964, adotou o lema “Feito tudo para todos” e dedicou grande parte do ministério à pastoral da juventude.

Em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, cuja missão é evangelizar por meio da comunicação social – TV, redes sociais, revistas, rádio, etc. O título de monsenhor lhe foi concedido pelo Papa Bento XVI em 2007.

Em 2008, a Canção Nova foi oficialmente reconhecida pela Santa Sé como Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício e em 2014, recebeu a aprovação definitiva de seus estatutos.

Recentemente, no dia 8 de dezembro, Monsenhor celebrou 58 anos de vida sacerdotal, confira.

Jonas Abib e Comunidade Shalom

Nos primeiros anos da Comunidade Shalom, em 1982, Moysés Azevedo participou de um retiro coordenado por Pe. Jonas Abib em Baturité a 170 km de Fortaleza. No retiro, em uma palestra sobre “Deus nos quer Comunidade”, o sacerdote apresentava os tempos atuais, a Obra do Espírito no mundo, gerando novas comunidades, e como Deus trabalhava para fazer com que elas nascessem. Relatam os Escritos da Comunidade Shalom que, conforme a palestra era dada, os que ali estavam junto ao Moysés sentiam-se estupefatos e percebiam que Deus queria fazer, com eles, algo semelhante. 

A Canção Nova foi de grande valia para nós, do acolhimento dos irmãos de que é possível viver uma vida consagrada a Deus na simplicidade e no serviço. Era o impulso que necessitávamos. Através da visita, Deus nos falava e nos indicava o novo caminho que Ele queria para nós… Era algo indefinido, mas novo, original. Voltamos exultantes, sentindo que Deus nos havia dado a direção. Quanto ao tempo, caberia a Ele definir”. (Escritos – Hist. § 74)

Leia mais | Shalom e Canção Nova: A unidade dos carismas permite uma Igreja em saída no Festival halleluya

Dois anos se passaram e surgiu um momento de crise. Alguns irmãos começaram a desligar-se da Comunidade Shalom e, mais um vez, Pe. Jonas incentivou o jovem Moysés a recolher-se em oração para escrever o que Deus colocava em seu coração sobre a nascente vida comunitária e apostólica. Desse retiro, realizado, na época, na casa de formação da Canção Nova, em Queluz (SP), nasceram as primeiras regras e os Escritos que formam a base da espiritualidade da Comunidade Shalom. Moysés retornou e apresentou tudo aos irmãos e à Igreja, e começava ali, então, novos fundamentos pelo bem do Reino e da vontade de Deus.

Nós, Comunidade Católica Shalom temos uma profunda gratidão ao Monsenhor Jonas por ser um canal seguro da graça de Deus e por fazer parte do início da nossa fundação. Unimo-nos em oração aos irmãos da Canção Nova, a todos seus familiares e amigos. O céu é logo!

 

Acompanhe a transmissão especial pela Canção Nova

Nossa Senhora de Guadalupe, Rogai por nós!


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Gratidão imensa pela vida doada desse filho de Dom Bosco. Nossa Senhora retiribua 100x mais por toda a sua oferta que tanto alcançou e alcança minha família. 😭❤️🙏😇

  2. Sou muito grato a Deus pela vida de PE. Jonas. Graças a uma pregação que ele ministrou no Queremos Deus em 1989, no estádio Castelão eu definitivamente dei meu sim a Jesus e a Igreja. O tema da pregação era: Maria, a mulher do Apocalipse. Desde então meu amor pela Igreja e por N. Senhora foi renovado. Logo após conheci o Carisma Shalom onde sou consagrado com promessas definitivas.
    Obrigado Pe. Jonas por seu cuidado e amor por nós, família Shalom.

    O Céu é logo!