Igreja

Um Natal com alegria e serenidade é o desejo do Papa Francisco

Nesta semana, o Santo Padre falou por diversas vezes sobre a paz, agradeceu os funcionários da Santa Sé e desejou serenidade e alegria a todos.

comshalom
Papa Francisco (Imagem/ Vatican Media)

Em entrevista do Pontífice com a Rede de televisão Mediaset, ele conta sobre o Natal que gostaria de ter, falou ainda sobre a guerra, as crianças, a pobreza e a fraternidade. 

Por favor, meçam os gastos de Natal, meçam-no. Este é um Natal triste, um Natal de guerra. Há pessoas morrendo de fome. Por favor, tenham um grande coração e não gastem como se nada estivesse acontecendo. A indiferença é uma das coisas que temos que lutar muito e vocês jornalistas têm um pouco da missão de despertar os corações para não cair nesta cultura de indiferença.

E ainda sobre este tempo de preparação para o Natal ele afirmou no Twitter:

Audiência da semana

Na Audiência geral desta quarta-feira, no Vaticano, o pedido do Papa: no Natal pensemos nos ucranianos sem as coisas principais para sobreviver.

 “De acordo com sua tradição, vocês deixam um lugar vazio à mesa para o convidado inesperado”. Este ano o convidado será a multidão de refugiados da Ucrânia aos quais vocês abriram as portas de suas casas com grande generosidade”.

Com a ajuda da Escritura o Papa anunciou que para discernir é necessário viver uma relação afetiva com o Senhor Jesus esclarecendo que não devemos ter medo! O coração fala ao coração e esta é uma ajuda indispensável e não óbvia.

E conclui dizendo que “o discernimento tem a finalidade de reconhecer a salvação realizada pelo Senhor na minha vida, lembra-me que nunca estou só e que, se luto, é porque a aposta é importante. Com estas ajudas que o Senhor nos oferece, não devemos ter medo!”

Aos funcionários da Santa Sé

Após o encontro com a Cúria Romana, na manhã da quinta-feira (22) o Papa Francisco foi à Sala Paulo VI para o tradicional encontro de Natal com os funcionários da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. O Santo Padre iniciou o discurso falando de agradecimento a Deus, por terem superado, com a ajuda, a fase crítica da pandemia. 

“É por isso que hoje, acima de tudo, desejo a vocês serenidade: serenidade para cada um de vocês e para suas famílias”

O Papa desejou serenidade em particular aos jovens, aos meninos e às meninas, “pois eles sofreram muito com o fechamento em casa, acumularam muita tensão“. É normal disse o Papa: “Não se deve fingir que não aconteceu nada, deve-se refletir, tentar entender, porque sair melhor de uma crise não acontece por magia, deve-se trabalhar sobre si mesmo, com calma, pacientemente”

Por fim o Papa agradeceu mais uma vez a todos os funcionários destacando: “Agradeço pelo seu trabalho e também por sua paciência, porque sei que há situações em que vocês têm que ser pacientes: obrigado por isso. Todos nós temos que ir adiante com paciência, com alegria, agradecendo ao Senhor que nos dá esta graça do trabalho, mas mantendo o trabalho e também fazendo-o com dignidade”.

Twitter do Papa completa 10 anos com 53,5 milhões de seguidores

Neste mês o  desde que o @Pontifex, o canal de Francisco no Twitter, pelo qual o Papa se comunica, tem mais de 5 milhões de seguidores só em língua portuguesa. O objetivo do  Vaticano criou uma conta no Twitter para que o Pontífice pudesse ter mais um canal de comunicação com os católicos de todo o mundo.

Ao longo desses 10 anos, a conta já alcançou 53,5 milhões de seguidores, distribuídos em 9 canais. Além do português, em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, polonês, árabe e latim.

@Pontifex é uma das contas mais seguidas na rede social. De janeiro até hoje, a conta cresceu em mais de 800 mil usuários em relação ao ano de 2021. As contas do português, espanhol e italiano foram as que apresentaram o crescimento mais significativo.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.