Notícias

JMJ Lisboa 2023: organização envia recursos para apoiar vítimas da guerra na Ucrânia

Tal ação foi uma resposta ao apelo do Papa Francisco deixado em uma Audiência Geral.

comshalom

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 traz, entre os seus valores, a solidariedade. Por isso, desde já, ações desse tipo podem ser percebidas. Inclusive, recentemente, a Fundação JMJ Lisboa 2023, em conjunto com os Comitês Organizadores Diocesanos (COD), fez uma doação de 30 mil euros para apoiar o povo ucraniano que ainda enfrenta os desafios da guerra em seu território. Tal ação foi uma resposta ao apelo do Papa Francisco deixado em uma Audiência Geral.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Na ocasião, o Santo Padre relembrou o sofrimento das vítimas da guerra na Ucrânia e pediu para que este Natal seja vivido de forma “mais humilde, com presentes mais humildes”, enviando “o que pouparmos para a Ucrânia, que precisa”. Nesse sentido, a Fundação JMJ Lisboa 2023 e os CODs, estruturas com a responsabilidade de promover a JMJ Lisboa 2023 junto das suas comunidades diocesanas, uniram-se para doar 30 mil euros para as vítimas da guerra na Ucrânia.

Dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, a ação pretendeu materializar o eco que a emoção do Papa Francisco provocou na Praça de Espanha, no dia da Imaculada Conceição, ao rezar pela paz na Ucrânia, pelo grande povo ucraniano que vive a guerra, que vive o inverno, que vive o frio.

“Tudo isto, comparado com as nossas pequenas dificuldades e problemas, só pode ter uma consequência, que é materializarmos o pouquinho que podemos para ir ao socorro imediato desses irmãos e irmãs que tanto precisam”, afirmou o prelado, que acrescentou que “não nos podemos fazer tão presentes de forma tão imediata e eficaz como com a partilha deste pouquinho que conseguimos coordenar, entre o COL e os Comitês Diocesanos, para nos fazermos presentes, para verdadeiramente poder acontecer Natal imediatamente junto dos irmãos da Ucrânia”.

Leia também | Shalom promove procissão de Natal pelas ruas de Braga, em Portugal


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.