Igreja

Joseph Aloisius Ratzinger, o papa cheio de parresia

Papa emérito Bento XVI, falecido na manhã do último sábado, é considerado um dos maiores teólogos dos tempos modernos, foi peça fundamental para muitas inovações eclesiais.

comshalom
Papa Bento XVI em Madrid ( Imagem/ EFE)

Joseph Ratzinger, como teólogo, contribuiu para dar forma e acompanhou o Concílio Vaticano II em todas as suas fases. A sua influência já se faz sentir na fase preparatória, antes da abertura oficial do concílio, a 11 de Outubro de 1962. Ele participou em medida relevante na gênese dos textos mais variado.

Deus Caritas estSpe Salvi Caritas in VeritateAlém destas três Encíclicas, o Papa emérito Bento XVI, falecido na manhã do último sábado e considerado um dos maiores teólogos dos tempos modernos, também escreveu 4 Exortações Apostólicas pós-sinodais e 19 motu proprio, entre eles, o Summorum Pontificum sobre a liturgia.

Contribuições para Igreja

Em quase uma década de pontificado, Bento XVI, desde o tempo sacerdotal na Alemanha, escreveu mais de 20 livros, realizou as 3 encíclicas, além de Moto Proprio, Exortações Apostólicas e Cartas Apostólicas foram quase 20 assinadas e promulgadas por ele, sobre os mais diversos temas e necessidades da Igreja. Convocou quatro Sínodos (2 ordinários e 2 especiais); criou 84 cardeais; proclamou 45 santos e 855 beatos, entre os quais Papa Wojtyla, e o brasileiro Frei Galvão.

Mas ainda nos anos 60, como teólogo, Joseph Ratzinger contribuiu para dar forma e acompanhar o Concílio Vaticano II em todas as fases. O cardeal Gerhard Ludwig Müller em suas “Reflexões sobre os escritos conciliares de Joseph Ratzinger“, recorda que das atas conciliares resulta a sua colaboração em duas comissões: antes de tudo, era membro da subcomissão da comissão teológica que tinha a tarefa de elaborar os passos decisivos do esquema da De ecclesia. Ademais, contribuiu para as propostas de melhoramento do esquema De fontibus, e por isso diretamente na Constituição sobre a Revelação divina Dei Verbum.”

Participou de 3 Jornadas Mundiais da Juventude: em 2005 na Colônia, 2008 em Sidney e 2011 em Madrid. Visitou mais de 20 países com visitas apostólicas papais, e esteve no Brasil em 2007 por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. 

Moysés Azevedo recebendo comunhão do Papa Bento XVI (Acervo)

Como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, liderou a produção do Catecismo da Igreja Católica, uma obra de “exposição da fé da Igreja e da Doutrina Católica testemunhadas ou iluminadas pelas Sagradas Escrituras, pela tradição apostólica e pelo Magistério da Igreja(Papa João Paulo II, Constituição Apostólica Fidei Depositum. 1992.) ”. Como um grande mestre da fé, um professor zeloso, queria que todos os católicos não só entendessem, mas tivessem ao alcance das mãos a Doutrina.

Testamento espiritual

O agradecimento a Deus, a lembrança da família, da Alemanha e da segunda pátria, a Itália constam no testamento espiritual de Bento XVI, que não deixa de ser também uma pequena aula de Teologia. 

> Confira na íntegra

As últimas palavras de Bento XVI foram pronunciadas por volta das 3h da madrugada de 31 de dezembro, algumas horas antes de morrer. Quem as ouviu foi o enfermeiro de turno, que naquele momento estava a sós com o Papa emérito e referiu as palavras ao secretário, o bispo Georg Gänswein. Com um fio de voz, mas de modo distinguível, disse em italiano: “Senhor, te amo!“.

Vale recordar que o velório teve início na segunda-feira (02) com o corpo exposto na Basílica de São Pedro até quinta-feira (5), quando ocorrerá o funeral. A cerimônia será feita pelo papa Francisco.

“Um grande Papa”

A afirmação foi feita por Papa Francisco, que admirava a forma como seu antecessor amava a Igreja e a humanidade. Um amor que inspirou o Pontificado no qual o Pastor moderado e firme, por 8 anos, segurou com coragem e sabedoria.

Bento XVI foium dos maiores teólogos cristãos, deixa um legado teológico e magisterial de referência para a teologia católica. A obra teológica, que, reunida na edição oficial, soma 21 grossos tomos, o qualifica entre os maiores teólogos da Igreja de todos os tempos. Além um grande e rico Magistério se destaca pela clareza, profundidade e sensibilidade espiritual. A relação com a confissão batismal da fé confere à sua teologia a característica principal. Primeira e fundamental referência de ampla produção teológica e do profundo magistério, a profissão batismal oferece contexto, forma e conteúdo a seu ensinamento.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.