Igreja

A eficácia da vocação dos comunicadores católicos depende da intimidade com Jesus, afirma cardeal

O Cardeal Pietro Parolin exortou ainda a testemunhar a “paixão pela Igreja” em meio ao anúncio do Evangelho no mundo secular.

comshalom

Durante a 26ª edição das Jornadas de São Francisco de Sales, realizada na França, o Cardeal Pietro Parolin afirmou que a eficácia da vocação dos comunicadores católicos depende da intimidade com Jesus. Com essas palavras, ele ainda exortou os participantes do evento a testemunharem também a “paixão pela Igreja” em meio ao anúncio do Evangelho no mundo secular.

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Os comunicadores e jornalistas católicos se reuniram em Lourdes durante a conferência anual que conta com a participação de profissionais da mídia católica para discutir e refletir sobre sua missão e os desafios que a comunicação católica enfrenta nos dias de hoje. O evento é organizado pela Federação da Mídia Católica da França por ocasião da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

“Como nos fazer ouvir?”

Essa foi a questão que cerca de 200 comunicadores e jornalistas católicos discutiram ao longo de três dias de evento. O Cardeal Parolin afirmou, de forma direta, que um fundamento crucial para os comunicadores compartilharem efetivamente o Evangelho com seus contemporâneos é o encontro pessoal com Jesus. Em sua fala, ele destacou pontos da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco.

O prelado ainda reforçou a necessidade dos profissionais católicos aprofundarem o conteúdo de sua fé e anunciarem o Evangelho em toda a sua autenticidade e integridade, em oposição a um “evangelho vago” que se adapta ao espírito dos tempos e às preferências individuais. De acordo com o religioso, é necessário conhecer as Escrituras e também o Magistério e a Tradição da Igreja.

Em “comunhão com a Igreja”

Ao fim de sua homilia, o cardeal fez questão de enfatizar a importância da autenticidade dos profissionais católicos. Além disso, destacou a importância de uma comunicação católica em “comunhão com a Igreja”. Ele recordou que os frutos do anúncio do Evangelho vêm sempre do Espírito Santo.

Leia também | Bispos visitam Centro de Evangelização Shalom em shopping no Rio de Janeiro


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.