Durante a 26ª edição das Jornadas de São Francisco de Sales, realizada na França, o Cardeal Pietro Parolin afirmou que a eficácia da vocação dos comunicadores católicos depende da intimidade com Jesus. Com essas palavras, ele ainda exortou os participantes do evento a testemunharem também a “paixão pela Igreja” em meio ao anúncio do Evangelho no mundo secular.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
Os comunicadores e jornalistas católicos se reuniram em Lourdes durante a conferência anual que conta com a participação de profissionais da mídia católica para discutir e refletir sobre sua missão e os desafios que a comunicação católica enfrenta nos dias de hoje. O evento é organizado pela Federação da Mídia Católica da França por ocasião da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
“Como nos fazer ouvir?”
Essa foi a questão que cerca de 200 comunicadores e jornalistas católicos discutiram ao longo de três dias de evento. O Cardeal Parolin afirmou, de forma direta, que um fundamento crucial para os comunicadores compartilharem efetivamente o Evangelho com seus contemporâneos é o encontro pessoal com Jesus. Em sua fala, ele destacou pontos da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco.
O prelado ainda reforçou a necessidade dos profissionais católicos aprofundarem o conteúdo de sua fé e anunciarem o Evangelho em toda a sua autenticidade e integridade, em oposição a um “evangelho vago” que se adapta ao espírito dos tempos e às preferências individuais. De acordo com o religioso, é necessário conhecer as Escrituras e também o Magistério e a Tradição da Igreja.
Em “comunhão com a Igreja”
Ao fim de sua homilia, o cardeal fez questão de enfatizar a importância da autenticidade dos profissionais católicos. Além disso, destacou a importância de uma comunicação católica em “comunhão com a Igreja”. Ele recordou que os frutos do anúncio do Evangelho vêm sempre do Espírito Santo.
Leia também | Bispos visitam Centro de Evangelização Shalom em shopping no Rio de Janeiro