Mundo

Há sinais de esperança em meio a destruição provocada pelos terremotos na Turquia e na Síria

Dois fortes terremotos de grande magnitude atingiram as regiões na manhã de segunda-feira, 6, até o momento, ainda há sobreviventes retirados com vida sob escombros.

comshalom
Terremoto na Turquia e na Síria (Imagem: Ilyas Akengin / AFP)

O sul da Turquia e o norte da Síria fecham uma das piores semanas da história na região, após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o local na segunda-feira (6).

O número oficial de mortos por conta do tremor passa de 22 mil – a contagem quadruplicou desde segunda-feira (6), e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pode chegar a 40 mil. Em meio a todo este caos, algumas cenas chamaram atenção e deram esperança aos moradores e aos que estão no serviço incansável. 

Virgem Maria permanece intacta

Em Alexandreta, na Turquia, Maria está mais uma vez de pé, na  Catedral da Anunciação ficou destruída, mas a estátua de Maria ficou intacta em meio aos escombros. Cantam os fiéis: “Tu permaneceste fiel, mãe, ao pé da cruz”,  dando graças a intercessão da Virgem Maria. 

(Reprodução Facebook I Antuan Ilgıt SJ)

A Catedral da Anunciação, principal igreja do Vicariato Apostólico da Anatólia, em Alexandreta, foi totalmente destruída pelo terremoto. Mas como um fragmento de esperança, uma estátua da Virgem Maria permaneceu entre os escombros. “Agora as pedras vivas que precisam de atenção estão aqui, e com a ajuda de Deus podemos reconstruir tudo”, disse o padre Antuan Ilgit, sacerdote jesuíta turco, que compartilhou a foto no Facebook.

Amor dos irmãos

Uma menina de sete anos protegeu o irmão dos escombros causados após o terremoto que atingiu a Síria. Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra o momento em que eles estão abraçados e ela protege a cabeça dele enquanto clama por socorro.

O representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Mohamad Safa, informou à agência AP que as duas crianças ficaram soterradas por 17 horas, mas foram socorridas com vida.

Pequeno milagre

Em Jindires, localidade da província de Aleppo (também devastada pelo terremoto), um bebê foi encontrado vivo sob os escombros. Já apelidada de “o milagre dos Jandairis”, a recém-nascida é a única sobrevivente da família. O pai, a mãe, as três irmãs, o irmão e a tia dela morreram no desabamento do prédio de quatro andares onde eles moravam.

Imagem: Rami al SAYED / AFP)

À agência AFP, um parente próximo da família declarou: “Estávamos procurando Abou Roudayna [o pai da menininha] e sua família, primeiro encontramos sua irmã, depois sua esposa, depois Abu Roudayna, que estavam juntos. Ouvimos um barulho enquanto estávamos cavando (…) limpamos e encontramos essa menininha, graças a Deus”, explicou Khalil Sawadi. Sawadi também afirmou que a recém-nascida ainda tinha o cordão umbilical ligado à mãe. “Cortamos, e minha prima levou o bebê para o hospital”, disse ele. Atualmente, a menina está bem e sob cuidados médicos. 

Corpo de padre é encontrado sob escombros da própria paróquia

Foi encontrado o corpo do Padre Imad Dahe foi encontrado sob os escombros paróquia Virgem Maria, na Síria, após terremoto que atingiu a região. O sacerdote era o pároco dessa paróquia dedicada aos greco-católicos melquitas de Aleppo. De acordo com a agência árabe de notícias ACI Mena, o sacerdote teria permanecido vivo debaixo das ruínas e à espera de socorro por mais de oito horas.

Padre Imad Dahe (Imagem: Madonna Ewaz)

De acordo com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), muitas cidades e vilas com uma população cristã significativa, como Aleppo, Homs, Lattakia e Hama foram afetadas pelo terremoto. A fundação também confirmou que alguns cristãos nesses locais foram mortos ou feridos. Há ainda relatos de danos estruturais em alguns edifícios cristãos da região, como a Catedral Siríaca Ortodoxa de São Jorge, em Aleppo, e a Igreja Franciscana em Lattakia.

Papa reza pelas vítimas 

Papa já havia enviado telegramas aos núncios na Síria e na Turquia – cardeal Mario Zenari e o bispo Marek Solczyński, respectivamente -, nos quais havia assegurado a oração e proximidade às vítimas do devastador terremoto. Na Audiência Geral desta quarta-feira, o agradecimento de Francisco aos que levam ajudas e às populações e o encorajamento à solidariedade:

“Neste momento, o meu pensamento dirige-se às populações da Turquia e da Síria, duramente atingidas pelo terramoto que provocou milhares de mortos e feridos. Rezo com comoção por eles e exprimo a minha proximidade a estes povos, aos familiares das vítimas e a todos os que sofrem devido a esta devastadora calamidade. Agradeço àqueles que estão se empenhando em levar socorro e encorajo todos à solidariedade com esses territórios, em parte já martirizados por uma longa guerra. Rezemos juntos para que estes nossos irmãos e irmãs possam seguir em frente diante desta tragédia, e peçamos a Nossa Senhora que os proteja: Ave Maria…” Disse o Santo Padre.

Até o momento, os terremotos já causaram a morte de pelo menos 21.051 pessoas nos dois países e outras 78.124 se feriram. “Podemos chamar de desastre do século”, disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, durante visita à cidade de Osmaniye, no sul do país. Hoje, como cristão, resta-nos a solidariedade, oração e acreditar com fé e esperança que Deus dará o conforto e cuidará de todos.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.