Igreja

Padre brasileiro Aloísio Sebastião Boeing é declarado venerável

Ele é lembrado pelo extenso apostolado, unido a grande caridade, e pelo alívio que ele levou a tantas pessoas carentes.

comshalom
Padre Padre Aloísio Sebastião Boeing (Imagem/Reprodução)

Durante a audiência na manhã da quinta-feira (23), no Vaticano, com o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, o Papa Francisco autorizou a promulgação de decretos relativos a uma nova Beata e cinco novos Veneráveis. Dentre eles está o sacerdote brasileiro dehoniano e fundador da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus.  

Aloísio Sebastião Boeing

Aloísio nasceu em Vargem do Cedro (SC), no dia 24 de dezembro de 1913. De família católica alemã, foi para o Seminário Menor Dehoniano em Brusque e foi ordenado sacerdote em Taubaté (São Paulo) em 1º de dezembro de 1940.

Em 1954 iniciou a construção do Noviciado de Nossa Senhora de Fátima em Jaraguá do Sul (Santa Catarina) e, juntamente com Neide Girolla, em 1976, iniciou a experiência da Fraternidade Mariana do Coração de Jesus.

Teve um apostolado fecundo, acompanhado pela fé, orações e sustentado por uma esperança viva. A conduta no Noviciado foi muito apreciada, pois ele soube combinar firmeza com generosa ajuda. Foi diretor espiritual de muitos padres e dedicou-se profundamente às comunidades locais onde exerceu seu ministério, mostrando-se caridoso, humilde e disponível a todos.

Padre Aloísio morreu no dia 17 de abril de 2006. Foi sepultado no jardim, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. É um local de orações e pedidos de graças. Muitas pessoas testemunham já terem alcançado graças por sua intercessão.

Próximas etapas

O processo de beatificação de padre Aloísio Boeing foi aberto em 2013, na diocese de Joinville (SC). A fase diocesana foi concluída em 2015 e todos os documentos e testemunhos recolhidos foram entregues à Santa Sé e analisados.

O processo que visa declarar Pe. Aloísio santo ainda tem duas etapas: a beatificação, que acontece quando um milagre for comprovado, e a canonização, que acontecerá se o Vaticano comprovar um segundo milagre ocorrido por intercessão do sacerdote. O processo, entretanto, ainda pode levar anos.

a religiosa italiana Elisabetta Martinez foi proclamada beata. Ela é a fundadora da Congregação das Filhas de Santa Maria de Leuca. Além do brasileiro Aloísio, 4 Servos de Deus se tornam Veneráveis: Giuseppe di Sant’Elpidio, Maria Margherita Lussana, Francisca Ana María Alcover Morell e Albertina Violi Zirondoli.

Com informações de Vatican News e Instituto Padre Aloísio


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.