Notícias

Moysés Azevedo prega no primeiro dia de retiro da Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova

Assembleia vai eleger novo presidente, que assumirá o cargo após a páscoa do Monsenhor Jonas Abib.

comshalom
Foto: Canção Nova

O fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, foi o pregador escolhido para o primeiro dia da 12ª Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova. Reunidos em retiro a partir desta segunda-feira, 27 de fevereiro, os membros da comunidade vão eleger o novo presidente, que assumirá a missão até então exercida pelo Monsenhor Jonas Abib. O fundador da Comunidade Canção Nova faleceu no último 12 de dezembro. 

Leia também: Monsenhor Jonas Abib: pai das Novas Comunidades

Para Moysés, o retiro tem como fundamento três pilares: o Carisma, o Espírito Santo e o discernimento. “É um retiro histórico para a Canção Nova nesse momento com a páscoa do seu fundador e com esse novo tempo que se inaugura nesse período onde todos devem se colocar em uma postura de escuta, de ouvir o Senhor, de se colocar no profundo do coração de Deus para ouvir as inspirações do Espírito para esse novo tempo na Canção Nova”, disse.

A 12ª Assembleia Geral está sendo realizada em Lavrinhas (SP) e acontece até quarta-feira, 1º. O tema escolhido para o encontro foi “Canção Nova, a casa de Maria, 45 anos formando discípulos”.

Orações pela Assembleia

Por meio de rede social, Dom Wladimir pediu orações pelos trabalhos da Assembleia. Segundo ele, este é um momento forte em que a Comunidade, deixando-se guiar pelo Espírito Santo, procura ouvir os desígnios de Deus para um determinado momento de sua história. “Unamo-nos em oração para que o Espírito Santo de Deus conduza esta Assembleia”.

A Comunidade Canção Nova está em um ano comemorativo pelos 45 anos de missão. Fundada por Monsenhor Jonas Abib, é uma comunidade carismática católica reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos como Associação Internacional privada de fiéis, dotada de personalidade jurídica . Tem a sede na cidade de Cachoeira Paulista (SP) e o fundamento é a vivência do Evangelho, buscando comunicá-lo de forma integral.

Sobre a Assembleia Geral da Comunidade Canção Nova

A eleição dos superiores nas instituições religiosas ocorre conforme os seus estatutos aprovados pela Santa Sé. O Estatuto Canônico da Comunidade Canção Nova indica que seu Superior e Conselho exercem um mandato de cinco anos e devem ser eleitos pela Assembleia Geral. Esta é composta pelo presidente, nove membros do Conselho Geral e 88 membros com compromisso definitivo. A eleição do Conselho vigente foi em 2021, desta forma, o novo presidente irá governar até 2026.

Critérios para eleger o Presidente:

O Estatuto Canônico também apresenta as particularidades para eleger o novo Presidente da Associação Internacional Privada de Fiéis (AIPF): “para que um membro seja eleito Presidente deve distinguir-se entre os demais pelo seu amor ao Papa e ao Magistério e à Comunidade Canção Nova, pela vida exemplar, dinamismo pastoral, habilidade e prudência quanto ao governo.”, esclarece o documento da Comunidade.

Com inf. Canção Nova


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Maravilhoso 💝 presente do coração de Deus, nossa comunidade 💞 irmã, está como TODOS devemos estar, na busca da voz de Deus, para que a evangelização aconteça e frutifique em cada coração. 💓 Oremos para que sempre permaneça como uma Canção Nova pro Senhor, pela intercessão da Virgem Maria, a Rainha da Paz.