Igreja

Papa Francisco nomeia Dom Sérgio da Rocha para o Conselho de Cardeais

Os membros do novo C9 são os cardeais Parolin, Vérgez Alzaga, Ambongo, Gracias, O’Malley, Omella, Lacroix, Hollerich e da Rocha. O secretário é o dom Mellino. A primeira reunião do novo Conselho está marcada para 24 de abril.

comshalom

O Conselho de Cardeais, também chamado “C9”, por conta do número original de cardeais membros, é um grupo de trabalho formado por nove cardeais, estabelecido pelo Papa Francisco. O conselho foi renovado com a nomeação de novos membros, entre eles, o arcebispo da arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha.

O Conselho de Cardeais foi criado em 2013, no primeiro ano do pontificado de Francisco, com a finalidade de auxiliar o ministério Petrino, tal como, estudar o projeto de revisão da Constituição Apostólica Pastor Bônus, sobre a Cúria Romana – que se concretizou materialmente na Constituição Apostólica Procedicat Evangelium, e entrou em vigor no dia 05 de junho de 2022, por ocasião da Solenidade de Pentecostes.

A última reunião do Conselho anterior à dos recém nomeados, aconteceu em dezembro do ano passado quando foi abordado, entre outros temas, a fase continental do Sínodo que está em andamento. Segundo a nota emitida pelo Vaticano, a próxima reunião do Conselho com a nova composição, está marcada para o dia 24 de abril, na Casa Santa Marta, na residência papal.

A Comunidade Católica Shalom, presente na Arquidiocese de Salvador, une-se à Igreja do Brasil, na alegria pela nomeação do nosso Pastor, Dom Sérgio da Rocha.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.