A comemoração dos 40 anos do Centro San Lorenzo (CSL) reuniu centenas de pessoas na última segunda-feira (13). Antigos e novos voluntários, jovens e a Comunidade Shalom em Roma se reuniram em uma noite celebrativa que contou com momentos de testemunho, aperitivo e celebração eucarística.
Na homilia, o Cardeal Tolentino, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana refletiu, a partir do Salmo 62, sobre a sede, indicando-a como condição para a permanente busca de Deus. A história de Naamã e a recusa da parte dos conterrâneos de Jesus ao acolher o seu anúncio foram os exemplos paradigmáticos da reflexão sobre a humildade. “Às vezes Deus está tão próximo de nós que se torna um estrangeiro. Nós não o vemos em nenhum lugar, mas Ele está lá ao nosso lado.”
Tais palavras-chave, sede e humildade, também foram atribuídas ao CSL. Afirmou o Cardeal português: “Centro San Lorenzo é um endereço humilde. Mas, a sua humildade faz tanto bem, tem feito muito bem nestas décadas. E, como disse São João Paulo II, é ‘uma oficina de fé’, uma oficina de esperança. Um lugar de encontro. Um lugar onde se pode ‘rejuvenescer’ diante da nudez da verdade luminosa da Cruz do Senhor.”
Leia também| Saiba mais sobre o serviço da Comunidade Shalom no Centro San Lorenzo em Roma
Um lugar onde se pode “rejuvenescer”
A função de acolhimento e de ambiente familiar foram também ressaltados nos testemunhos de dois ex-voluntários e de uma voluntária.
Martine Gilsoul, belga, responsável pelo CSL de 2002-2004, ressaltou a dupla dimensão da missão do CSL: ser uma casa para os jovens peregrinos que passam por Roma, especialmente os estudantes, e ser um lugar privilegiado de preparação para as JMJ. “O CSL é a casa da Jornada Mundial da Juventude. Aprendi aqui que o Senhor pode fazer grandes coisas a partir da minha pobreza”.
O padre Konrad Bestle, reitor do Colégio Teutônico e voluntário no ano de 2008, contou como em sua juventude, há 17 anos, encontrou por acaso o Centro San Lorenzo, e como aquela se tornou a sua casa durante os anos de estudo. Recordou ainda como no jubileu de prata do CSL, teve a oportunidade de concelebrar a santa missa com o Papa Bento XVI.
Já Mateja Dugandzic contou como a experiência de acolhimento no Centro San Lorenzo a impeliu a “dar de graça o que de graça havia recebido”, assim de peregrina ela se tornou voluntária, retribuindo a hospitalidade recebida.
Confira mais fotos da celebração:
Serviço
Shalom na JMJ 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações: @juventudesh_
Contato: +55 85 9283-6000 ( Agência A3 Turismo)
Continue lendo
JMJ 2023: Papa convida os jovens a partilhar os sonhos com outros jovens do mundo
Experiência missionária: Vamos juntos para a JMJ em Lisboa
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2