Notícias

Servo de Deus: Padre Cícero Romão Batista

Um pouco sobre a história do “Padim” servo de Deus para a Igreja, e santo no coração de milhares de fiéis.

comshalom

Padre Cícero nasceu no dia 24 de março de 1844, em Crato (CE), como segundo filho do casal Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana. Conta-se que sempre quis ser padre e já aos doze anos, inspirado na vida de São Francisco de Sales, fez voto de castidade. Ingressou no seminário da Prainha, em Fortaleza, com 21 anos de idade e aos 26 foi ordenado sacerdote, atuando um pouco na própria cidade de Crato.

No Natal de 1871, aos 28 anos, o jovem padre conheceu o povoado de Juazeiro. Ele gostou tanto do povo que no ano seguinte, voltou e fixou moradia. Biógrafos afirmam que Padre Cícero mudou-se para Juazeiro por conta de um sonho onde viu Jesus Cristo e os doze apóstolos. No sonho uma multidão de pessoas carregando seus pobres pertences invadiu o local onde estava. Então, Jesus virou-se e disse: “E você, Padre Cícero, tome conta deles!” 

Dedicação à Igreja

O Pe. Comblin, sacerdote belga que muito atuou no Nordeste na época de Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife (PE), escreveu que o Padre Cícero “dedicou-se a corrigir os vícios e os abusos morais”. Proibiu as danças, conseguiu que os homens parassem de beber e ajudou as prostitutas a confessar seus pecados. Em pouco tempo, Juazeiro tornou-se um modelo de ordem e de virtudes.

No entanto, é a partir do ano de 1889, que o jovem padre começará a se tornar conhecido. É neste ano  que os chamados “milagres da hóstia” se iniciam,  a Beata Maria de Araujo (1860-1914), solteira de 29 anos e costureira de prestígio, foi comungar e viu a hóstia verter sangue, conforme ela mesma narrou ante as autoridades eclesiásticas, no inquérito instaurado para apurar os fatos. Disse Maria: no dia 6 de março de 1889, “pela primeira vez, fui tomada de um rapto extático, resultando na transformação da hóstia em sangue, tanto que além do que não sorvi, parte caiu na toalha e parte no chão”.

É a partir desses fatos que a notícia foi se espalhando na região, e até em lugares bem distantes. Apesar de ter sido afastado de suas atividades e suspenso de celebrar, o povo nunca deixou de procurar o padre. Ele se tornou na verdade, o grande Patriarca do Nordeste e vivia dando conselhos, resolvendo conflitos de várias naturezas, ensinado sobre ecologia, como cuidar das plantas e animais, falando sobre fé e trabalho.

“Deus nunca deixou trabalho sem recompensa, nem lágrimas sem consolação”

A fé do povo tornou o Padre Cícero conhecido nos quatro cantos do mundo, milhares de fiéis visitam Juazeiro do Norte para pagar promessa, render graças a Deus por meio da intercessão do Padim, que agora é servo de Deus, com processo de beatificação iniciado em 2022 pelo Vaticano.

Foto: Ingrid Monteiro

Sem dúvida, um belo sinal de trabalho evangelizador é a tradição nordestina do Padre Cícero, e a Igreja reconheceu essa missão. As terras nordestinas com Pe. Ibiapina, Pe. Cícero, Frei Damião mostram os frutos da perseverança e de um povo forte como disse Euclides da Cunha em seu livro “Os Sertões”. Eis que um novo capítulo se abre, que seja para a maior glória de Deus.

Em 2023 celebramos 179 anos do “Padim Ciço”

Apesar de falecido, todos os anos em 24 de março é celebrada a festa de aniversário do Padre Cícero, romeiros e populares se reúnem para cantar os parabéns do servo de Deus Padre Cícero. E no ano de 2023 não será diferente, um bolo de 50 metros foi preparado e na primeira hora do dia 24 de março, será comemorado os 179 anos do Padre Cícero Romão Batista.

 

Foto: Site Badalo

Maria do Socorro Sobreira e Mateus Melo
Membros da Comunidade de Aliança Shalom 

 

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.