Igreja

Você sabia que a 5º Semana da Quaresma é chamada de Semana da Paixão?

A liturgia da última semana da Quaresma conduz os fiéis para hora de Jesus que se aproxima.

comshalom

A Quinta Semana da Quaresma também é conhecida como Semana da Paixão. O evangelho da liturgia diária vai preparando o coração dos fiéis para a hora de Jesus que se aproxima. “A Igreja vai nos proporcionando uma ocasião para meditarmos o mistério da Paixão sobre diversos ângulos a partir dos discípulos e das discípulas e vai querendo nos aproximar desse momento forte de Deus, colocando no nosso coração um coração amoroso como o dele”, explica Pe. Denys Lima.

>> Reze com a homilia diária com Pe João Wilkes

Acompanhe o caminho de Jesus para a Paixão

Na segunda-feira, o Evangelho apresenta o episódio em que Jesus salva a mulher adúltera de ser apedrejada até a morte. Jesus mostra que não veio para condenar, mas para salvar. “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”, diz Jesus no evangelho (Jo 8, 7).

Na terça, Jesus começa um importante diálogo com os fariseus, que vai se estender pelos próximos dias da liturgia. Nele, Jesus fala abertamente quem Ele é e desmascara as intenções dos fariseus de prender e mata-lo. “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou”, (Jo 8, 28).

Na quarta, Jesus continua a falar com os judeus e revela as intenções que eles tinham.  “Agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus”, (Jo 8, 40)

O evangelho de quinta, mostra mais um trecho do diálogo de Jesus com os fariseus sobre a proximidade da sua hora. “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”, (Jo 8, 58).

Já no evangelho de sexta, os judeus, no auge da ira contra Jesus, querem apedrejá-lo. “Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. (Jo 10, 39).  

A liturgia desta Quinta Semana culmina no evangelho de sábado, que narra o momento que os judeus armam uma forma de prender Jesus. “Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” (Jo  11, 50). A frase de Caifás profetiza que Jesus morreria para salvar a humanidade. A partir desse momento, Jesus já não andava em público. Ele se retira para o deserto com seus discípulos. A Páscoa se aproxima.  

Participe do Retiro de Semana Santa 

As inscrições para o Retiro de Semana Santa 2024 já estão abertas. Os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br. Há duas opções de inscrição: a primeira oferece ao participante acesso a toda a programação do encontro; já a segundo opção, além de oferecer acesso a toda a programação do encontro, ajuda a custear o espetáculo A Paixão de Cristo.

Clique e faça sua inscrição

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.