Todos os anos durante o retiro de Semana Santa a Comunidade Católica Shalom propõe um roteiro de meditação da Via Sacra. Neste ano, a proposta foi inspirada na passagem “Cristo humilhou-se e foi exaltado” ( Fl 2, 8-9).
Confira os locais do Retiro de Semana Santa 2023
O caminho de contemplação do sacrifício de Cristo contará com um cortejo que apresenta o próprio Cristo como um jovem apaixonado que cantará, a cada estação, o seu amor que o levará até às últimas consequências. Após Cristo, segue dois personagens, a dor e o amor. São eles que nos conduzirão durante a meditação. O cortejo é finalizado por um coro, que representa a Igreja, que completa em sua carne a oferta de Jesus.
“A via sacra conta com cerca de 30 pessoas entre elenco e produção, trazendo uma estética contemporânea e totalmente nova e rica de detalhes e beleza nos levando a mergulhar no mistério da dor e do amor”, explica Janaína Moreira, responsável pelas expressões artísticas na Missão Fortaleza.
Marca da Via Sacra Shalom 2023
Noé Santos, consagrado da Comunidade de Aliança e diretor artístico, explica como foi o processo de seguir o mesmo tema do Retiro de Quaresma vivido pela Comunidade:”Do deserto a ressurreição”. De acordo com o ele, o deserto pode representar os pecados e a imperfeição do homem, além da passagem pela eternidade. “A partir da oferta de Cristo na Cruz somos convidados e inseridos na eternidade. Existe um portão por onde todos passam após a morte de Jesus e que podemos ter acesso a eternidade, este mistério nos iremos representar na Via Sacra deste ano”, explica.
A Via Sacra foi encenada em todos os retiros promovidos pelas Missões da Comunidade Shalom. Antes disso, todos os coordenadores do Ministério de Artes recebem um Manual com o roteiro, partilham ideias, sugestões e dificuldades. “É importante vivermos juntos, nas expressões artísticas da Comunidade não poderia ser diferente“, conta Noé.
A Via Sacra foi transmitida no retiro online e está disponível no Canal no Youtube para auxiliar na meditação. O diretor artístico explica que o que antes já era alcançado por um grande público na capital cearense, agora chega a públicos inimagináveis. “A Internet acaba sendo o maior meio para evangelizar“, complementa.
Partilha de bastidores
João Carlos, consagrado da Comunidade de Vida, fez parte do elenco em Fortaleza e representou o personagem “Amor”. Para ele, estar na Via Sacra impactou muito a vida interior dele. “Durante toda a preparação, os ensaios, pude levar cada texto para a minha vida, e representando o ‘Amor’, acompanhei Jesus em todo o percurso“, conta. A interpretação, de acordo com o consagrado, precisa ser oracional, “precisa ser entrega, compromisso, tem que ser uma paz interior que conduz ao Espírito, sabendo que na encenação preciso ser um instrumento“, completa.
O belo importa
Como Ministério de Artes, há sempre uma preocupação com o belo nas representações da Comunidade. Noé explica que sempre o belo importa, pois sempre comunica algo, e esta beleza está sempre escondida nos detalhes. “Nós cuidamos de cada detalhe, do cenário, do figurino, da forma como as falas serão ditas e interpretadas, da maquiagem, dos cabelos, dos adereços, tudo é feito com muito cuidado para que transmita esta beleza, que naturalmente transmite Deus”, relata.
Já para o missionário João Carlos, Deus é o belo por excelência, fora Dele não existe beleza real. “A arte tem a missão de falar de Deus através da beleza. Essa beleza é fundamental, pois nos leva a reflexão acerca de quem é O belo de verdade, quem é Aquele que torna a nossa vida bela e o que vemos dentro de nós, conecta o desarmônico e tem o poder de embelezar ressignificando para uma vida de santidade. Nos leva a oração”, explica.
O Diretor Artístico finaliza: “Unir essa beleza à arte com o sagrado para nós é um grande mistério de evangelização e consequentemente se consegue abranger e alcançar muito mais. O sofrimento é grande, mas podemos ver a ressurreição.
Assista agora:
Participe do Retiro de Semana Santa
As inscrições para o Retiro de Semana Santa 2023 já estão abertas. Os interessados podem acessar o site oficial do evento: www.semanasantashalom.com.br. Há duas opções de inscrição: a primeira oferece ao participante acesso a toda a programação do encontro; já a segunda opção, além de oferecer acesso a toda a programação do encontro, ajuda a custear o espetáculo A Paixão de Cristo, que neste ano está de volta, após as restrições da pandemia.
CNPJ: 07.044.456/0001-00 | Razão Social: Comunidade Católica Shalom | C.C: 31.056-5 | Ag. 1369-2 –
Banco do Brasil | PIX: comshalom@comshalom.org