No segundo dia do Tríduo Pascal, a Sexta-Feira Santa, os participantes foram inseridos no mistério da profunda ação messiânica de Jesus, um dia de renovação da consciência em torno da profética e amorosa ação de Deus em vista da salvação.
O retiro iniciou com as laudes onde todos foram motivados a já refletirem profundamente sobre o sacrifício do Senhor. “A única água que sacia é Ele. O que tira o nosso coração de Deus é não alimentarmos a sede, porque o coração que bebe da sede de Deus sacia sua própria sede” disse Shinayde Vanessa consagrada da Comunidade de Vida que pregou no momento da manhã. “Meus irmãos como está a sua sede? Qual é a sede do seu coração?” questionou Shinayde. “Deus é simples, não vamos inventar de misturar o simples. Paremos de dar vinagre para Deus, vamos viver de Amor e viver de Amor é viver a vida de Deus”, finalizou ela.
A programação do retiro de Semana Santa da Comunidade Católica Shalom em Sobral contou com celebração da Via Sacra. Neste ano, a proposta foi inspirada na passagem “Cristo humilhou-se e foi exaltado” (Fl 2, 8-9). A Via Sacra encenada pelo Projeto Artes da missão narrava o caminho de contemplação do sacrifício de Cristo, e contou com um cortejo que apresenta o próprio Cristo como um jovem apaixonado que cantou, a cada estação, o seu amor que o levará até às últimas consequências. O cortejo é finalizado por um coro, que representa a Igreja, que completa em sua carne a oferta de Jesus.
Pela tarde, os participantes foram convidados a participar da Celebração de Exaltação à Santa Cruz na catedral de Sobral, juntamente com o bispo local e toda a diocese. O Retiro de Semana Santa segue até domingo, dia 09, no Colégio Farias Brito, onde será abordado a descida de Cristo à mansão dos mortos e sua vitória sobre a morte e o mundo.
Por Maria Taís