Reunidos na Catedral de Brasília, os presentes neste terceiro dia do Retiro de Semana Santa refletiram com o tema “A Toda Pequena e a esperança na Ressurreição”. A pregação da manhã foi ministrada por Stéfany Laura, que é Missionária da Comunidade de Aliança. A meditação partiu da profecia dada ao conselho geral no Retiro de Escuta de 2021, quando apresentava à Comunidade a visualização de Nossa Senhora ‘Toda Pequena'”. Todos os anos o Conselho Geral da Comunidade Católica Shalom reúne-se em retiro para ouvir o Senhor e assim discernir a sua vontade para a Comunidade e, por meio de inspirações proféticas, Deus instrui, santifica, direciona e alimenta os membros da Comunidade no caminho missionário. Em nosso site, um artigo sobre a “Toda Pequena”, esclarece a imagem:
“A imagem era a do Esposo Eucarístico saindo da capela da Diaconia (…) e formando atrás Dele uma grande procissão (…) Atrás de Jesus Eucarístico, Nossa Senhora toda pequena – continuamente essa imagem foi nos acompanhando durante o retiro de escuta -, com o seu manto cobrindo toda aquela procissão, todo aquele povo, uma multidão cheia de alegria e de júbilo.”
A partir desta imagem, Stéfany refletiu sobre as características da figura de Maria, que acompanha a Via-Sacra de seu filho, no silêncio, até a morte. “Para que sejamos humildes, precisamos passar pela humilhação. Nossa Senhora Toda Pequena também foi humilhada. Humilhou-se com seu filho. Permitiu esvaziar-se de si e unir-se ao seu filho, inclusive na humilhação. Quando os discípulos tinham o coração confuso e temeroso, Maria tinha um coração cheio de esperança: ela sabia que Jesus ressuscitaria!”, destacou ela.
A missionária levantou também alguns pontos sobre os passos de Maria no sábado santo. “Maria aos pés da cruz, permaneceu em silêncio. Não o silêncio de tristeza, mas sim da esperança e da fé. Do exercício da fé, de quem acreditou no seu Senhor desde o início. E ela nos conduz a este caminho de crer, acreditar que o Senhor cumprirá aquilo que prometeu. Esperar o Senhor!”, disse ela.
Finalizando, Stéfany trouxe também aquilo que Maria e a Igreja esperam de seus filhos neste dia santo que precede a Ressurreição do Senhor. Segundo ela, “É preciso encolher para caber no manto de Nossa Senhora. É preciso diminuir-se, abaixar-se. Despojar-se daquilo que é excesso”, concluiu.
Após a pregação, houve um momento de Oração em que se reflete a descida do Senhor à Mansão dos Mortos, suplicando que também todo o povo de Deus, possa se libertar daquilo que os prende à morte espiritual.
Às 20h00, a Catedral vive o momento ápice do Tríduo Pascal, com a Missa do Fogo Novo, liturgia que celebra a Ressurreição de Cristo e sua vitória sobre o pecado e a morte. O ato litúrgico é presidido pelo arcebispo metropolitano de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa.
O Retiro de Semana Santa será finalizado somente no domingo. Confira a programação do último dia:
Domingo
10h30 – Santa Missa da Páscoa do Senhor
12h00 – Intervalo
14h30 – Louvor
14h45 – Pregação: “A Exaltação do Filho de Deus” – Moysés Azevedo – Fundador da Comunidade Shalom (Por vídeoconferência)
16h30 – Intervalo
17h00 – Oração
17h15– Avisos e Encerramento
Por Caio Lima
*Em atualização
Informações à imprensa – clique aqui.
Siga Shalom Brasília
- Seguir no Instagram: instagram.com/shalombrasilia
- Curtir no Facebook: facebook.com/shalombrasilia/
- Assinar canal do YouTube: youtube.com/comshalombrasilia
- Seguir no Twitter: twitter.com/shalombrasilia