Notícias

Com pregação de Moysés Azevedo, Retiro de Semana Santa é encerrado em Brasília

A Catedral de Brasília, um dos símbolos arquitetônicos da capital federal foi a sede do Retiro de Santa Santa promovido pela Comunidade Shalom nestes dias do Tríduo Pascal.

comshalom

A Catedral de Brasília, um dos símbolos arquitetônicos da capital federal foi a sede do Retiro de Santa Santa promovido pela Comunidade Shalom nestes dias do Tríduo Pascal. No domingo de Páscoa, as atividades tiveram início com a Santa Missa da Páscoa da Ressurreição do Senhor, presidida pelo Arcebispo de Brasília, Cardeal Paulo Cezar Costa.

Na Homilia, Dom Paulo lembrou que Jesus está vivo no meio de nós. ˜Vivemos da sua presença e temos certeza que a sua vitória já é nossa por meio do batismo e de que será nossa vitória definitiva quando Ele nos der vida eterna ao deixarmos esta vida”, afirmou. Ainda segundo o arcebispo, “A ressurreição de Cristo é um evento salvífico, que não diz respeito somente a Cristo, mas constitui o início e a antecipação da ressurreição de todos os justos”. O cardeal concluiu dizendo que “Jesus é o primeiro ressuscitado e inaugura um mundo novo e uma história de Esperança”.

Na parte da tarde, unindo-se a todas as missões Shalom, Brasília se conectou com Fortaleza para acompanhar a pregação do fundador da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo, que encerrou o Retiro de Semana Santa 2023. Meditando sobre o tema “a exaltação do filho de Deus”, Moysés motivou os participantes a abraçarem de todo o coração a vida nova que Cristo nos dá e a também fazerem a sua Páscoa. O Portal ComShalom destaca oito pontos da pregação. 

Cremos realmente na vitória de Cristo?

“Será que vivemos como se não tivéssemos a vitória de Cristo sobre todas as coisas e vamos tirando Ele do centro da nossa vida, abandonando a nossa vocação e vivendo de uma forma amarga como se o chamado de Deus não tivesse acontecido na nossa vida?”

Cristo ressuscitado gera esperança em meio a dor

“Porque Cristo ressuscitou tudo ganha sentido na nossa história, porque Cristo ressuscitou as nossas dores se tornam fontes de alegria, por isso nada nem ninguém podem nos deter. Porque Cristo ressuscitou nenhuma noite é infinita. Você pode estar passando por um momento de aridez, de aflição. Mas essa noite não é infinita por mais densa que parece. Ele está presente nas nossas dores, Ele está presente na nossa escuridão. Não temos o que temer”.

Cristo ressuscitado é fonte de alegria

“A alegria de Jesus ressuscitado tem que estar no nosso coração. Sorria porque Cristo ressuscitou! Nós não temos direito de fechar a nossa cara para ninguém. Santa Teresa D’Avila dizia uma coisa muito impressionante: nada me assusta tanto do que ver as nossas irmãs perdendo a alegria do coração. Quando perdemos a alegria do nosso coração estamos perdendo o essencial das nossas vidas. Por isso, somos convidados a fazer a nossa Páscoa”.

Em Cristo ressuscitado, somos uma nova criatura

“Precisamos na Páscoa deixar que Deus nos perdoe, deixar que Deus rompa os nossos grilhões. As coisas antigas passaram. Fazer a sua Páscoa significa deixar Deus nos perdoar. Deixar as coisas antigas para trás. ‘Banhados em Cristo somos uma nova criatura, as coisas antigas já se passaram somos nascidos de novo. Aleluia’. Ter a coragem de romper com a força da graça, de romper com o pecado”.

Cristo ressuscitado nos dá a sua unção

“Porque Cristo ressuscitou, Ele nos dá a sua unção. A primeira unção é quando fazemos a nossa primeira experiência; a segunda unção quando recebemos na nossa fraqueza. Precisamos de uma unção que desça nas nossas fragilidades. Se com o coração sincero pedirmos, Ele volta a perfumar; sai o perfume dEle e não nosso mau odor. Essa segunda unção faz nos perseverar bem até o fim”.

Cristo ressuscitado nos envia em missão

“Nós vivemos em um mundo que está com mil motivos esbravejando, com pobreza espiritual, material, moral. A gente pode ter três opções: ignorar; encher-se de um zelo que nada tem de cristão, mas é ideológico; ou fazer como Jesus fez, ajoelhar-se diante da pobreza do homem, diante das dores das famílias, diante das crises do homem que não sabe quem ele é e nem quem é Deus e não ficar brigando com essa humanidade, mas amá-la, reconhecer Cristo nela. E naquele dialogo de amor darmos a maior riqueza que nós temos, Cristo Ressuscitado. Não como uma imposição, mas como um dom”.

Páscoa é tempo de missão

“É tempo de missão, tempo de anúncio, tempo de sofrer com as dores do mundo. Ninguém pode nos ser indiferente. Trazer para dentro do coração de Cristo, do coração da Igreja, do coração da Comunidade e testemunharmos as recriações impossíveis que só Deus pode nos dar”, encerrou Moysés Azevedo

Uma vida nova a partir da ressurreição

Quantas vezes você já tentou mudar de vida, mas foi em vão? Em alguns momentos você já pode ter se visto incapaz de resolver problemas exteriores ou de sair de situações de pecado. A Ressurreição de Cristo é a resposta para uma vida transformada pela Graça de Deus. A resposta está na vida de oração. Este é o segredo. Para aqueles que desejam viver esta experiência, a Comunidade Católica Shalom oferece em Brasília o grupo de oração para iniciantes. O momento de oração acontece semanalmente às quintas-feiras a partir de 19h30, no Centro de Evangelização Shalom no Plano Piloto. Em Taguatinga, o grupo acontece às terças-feiras também às 19h30. Atualmente, o Centro funciona na antiga Escola Grãozinho de Ouro, na QNA 26.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.