Shalom

Bertrand Wadi explica os benefícios da boa pressa

O Assessor Jovem da Comunidade Shalom, partilhou no CJS Belém sobre “Os jovens e às pressas de hoje”.

comshalom
Bertrand Wadi fala sobre Os jovens e às pressas de hoje” (Imagem/Comshalom)

Com grande, Bertrand Wadi, Assessor Jovem da Comunidade Católica Shalom, consagrado da Comunidade de Vida, contempla com  alegria os feitos e as maravilhas feitas por Deus neste Congresso de Jovens Shalom (CJS) em Belém. 

[PARTICE DO CJS HOJE] 

O consagrado iniciou a pregação, recordando o convite que ele mesmo acolheu há 10 anos, e em um Congresso de Jovens Shalom, onde teve uma experiência pessoal com Deus e hoje, retorna em um CJS com a graça de partilhar com os jovens sobre o amor de Deus. Ele afirma, “vale a pena ser de Deus!

Uma vida com pressa

Na terceira pregação do CJS, o Assessor falou sobre “Os jovens e às pressas de hoje”, e associou a forma como a Virgem Maria saiu às pressas. Porém, por qual razão falar da pressa, se é algo natural do cotidiano?

“Hoje é tudo muito rápido, há sempre desafios no mundo, mas nós devemos sempre responder tudo à luz do evangelho. Não da mesma forma que o mundo pensa e faz. Estamos no mundo mas não somos do mundo”, afirma. 

E para dar respostas à luz do Evangelho é preciso buscar nas Sagradas Escrituras formas de viver de forma sadia essas presas. O consagrado citou algumas passagens que ensinam. 

Em Provérbio 21,5, o autor ensina a pensar, analisar, viver os processos que precisam ser vividos, já no capítulo 18 do mesmo livro, fala sobre a pressa que se tem em fazer e reagir tudo de forma rápida e precipitada e como isso é prejudicial.

Impactos e consequências da má pressa

Viver nessa frenesia causada pela precipitação, afeta no relacionamento com Deus. “Não conseguimos rezar, o relacionamento com Deus e com o outro fica comprometido”, diz Bertrand. E ainda complementa: “Não paramos para ouvir o outro, não percebemos a dor ou a felicidade do outro, os relacionamentos ficam superficiais. E assim, com essa superficialidade em tudo se vive uma vida egoísta”. 

Por outro lado, infelizmente, as pessoas se tornam escravas do egoísmo. Para evitar essas situações, é necessário abaixar-se e olhar para o jovem caído. A pressa má causa falta de paciência, “queremos tudo no imediatismo, queremos sentir, ir de vibe em vibe, Deus não é mágico. A pressa má afeta também a qualidade da oferta de vida”, indaga. 

Aprenda a viver os processos de Deus, entremos na lógica de Deus. Deus age, peça paciência para viver as demoras de Deus. 

Deus tem pressa de você

Existe uma pressa que é válida e que agrada a Deus. Quem vive primeiro esta pressa é Deus. “Deus tem pressa para te salvar e Ele faz de tudo para te salvar, vai colocar os meios, tudo que a Igreja nos oferece é porque Deus tem perto para te salvar.  Nossa postura deve ser como cantamos no salmo ‘Senhor, salvai-me, vinde logo em meu auxílio’. O Espírito Santo não vai te colocar em uma sala de espera, você clama o Espírito Santo hoje e ele vem”, explica.  

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Comunidade Católica Shalom (@comshalom)

Da mesma forma, Nossa Senhora também ensina a viver essa boa pressa, Santo Ambrósio de Milão escreve em um comentário ao Evangelho de Lucas, que Maria partiu apressadamente para a montanha, “porque estava feliz com a promessa e desejosa de prestar devotadamente um serviço, com o entusiasmo que lhe vinha da alegria interior”, é isso que se precisa hoje. Estar cheio do Espírito Santo, ter pressa e ir apressadamente ao outro, pois assim se tem coragem e ousadia e não mais medo.

Precisamos ter pressa para fazer a vontade de Deus. O Fiat foi um sim rigoroso, de alguém que tinha pressa em fazer a vontade de Deus. E a pressa para fazer a vontade de Deus, jovens, correm ao encontro de Jesus, como João fez para chegar ao sepulcro. Ele correu porque amava Jesus e sabia que Ele o amava também.”

Para finalizar, o Assessor deixa uma última dica. “Não se distraiam com as coisas que aparecem pelo caminho. Tenham foco. Quando não tiver força de correr, peça para Deus nos arrastar. Viva a boa pressa para evangelizar. Não tenha medo de evangelizar. Somos uma vocação pascal e nossa pressa precisa ser pascal”.

Jovens, venha, depressa ao encontro do Senhor (Imagem/Comshalom)

Assim também, entenda a urgência desta necessidade de sair apressadamente para o outro, sair do egoísmo para a doação, da indiferença para o zelo. Quem ama não sabe calcular, pois se lança com gás.  “Vamos partir apressadamente para o encontro com Deus e para o encontro com o outro”, finaliza.

Serviço

CJS 2023 Belém – Maria levantou-se e partiu apressadamente
Quando: 21 a 23 de abril de 2023
Local: Belém (PA)
Inscrições: [link]
Mais informações: @juventudesh_

Confira:

Santa Missa na Basílica de Nazaré marca início do CJS Belém 2023

 O que fazer em Belém? 

Conheça algumas curiosidades da Basílica de Nazaré, em Belém do Pará

Gabriella Dias incentiva o novo despertar da Juventude Shalom


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.