As fontes que servem como base e conferem autoridade ao Catecismo da Igreja Católica não são outras coisas, senão aqueles três pilares da ortodoxia da fé: Sagradas Escrituras, Sagrada Tradição e Sagrado Magistério.
As Sagradas Escrituras é a Palavra de Deus redigida em um conjunto de 72 livros inspirados pelo Espírito Santo, que devem ser lidos e interpretados com a autoridade do sagrado Magistério da Igreja. A Sagrada Tradição transmite, através da pregação, os aprendizados que os apóstolos receberam de Jesus e do Espírito Santo. Por fim, o Sagrado Magistério, é instância de autoridade atuante no conselho apostólico dos Bispos, sob a liderança do sucessor de Pedro, o Papa. Como podemos perceber, o Catecismo é uma obra madura porque é o compêndio do resultado da vivência, mas também das várias descobertas e purificações espirituais e teológicas, que a Igreja viveu ao longo dos séculos.
O documento foi inspirado pela condução da graça de Deus, com o objetivo de ser uma amostra orgânica, simples e profunda de toda a fé católica. Deve ser visto por todos os batizados como uma obra de seguras referências, com o objetivo de instruir os fiéis sobre o que a Igreja professa, celebra, vive e prega nas suas ações ordinárias. Por isso, seus capítulos e os temas apresentados, refletem com muita segurança a natureza colegial e sinodal dos pastores, expondo a catolicidade e a fé da Igreja.
Novas versões de 2005 e 2011, e espaços de alcance do documento
Em 2005, foi publicada uma nova edição do Catecismo, que pretendeu ser um bom resumo doutrinário da edição completa. Ele assumiu o formato de perguntas e respostas, sintetizando os principais componentes doutrinais. Essa obra foi resultado do trabalho de uma comissão, na época, liderada pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e futuro Papa Bento XVI.
As bases estruturais desse Compêndio são exatamente as mesmas do Catecismo da Igreja Católica, em sua fonte original. Na época da publicação do compêndio, Bento XVI afirmou: “Essa obra, como o Catecismo, é um instrumento fundamental na nova evangelização: […] pela sua brevidade, clareza e integridade, dirige-se a todas as pessoas, que, num mundo caracterizado pela dispersão e pelas múltiplas mensagens, desejam conhecer o caminho da vida, a verdade, confiada por Deus à Igreja do Seu Filho”.
Depois foi elaborado, ainda em 2011, o Youcat, uma obra que objetiva auxiliar os jovens na busca de um conhecimento mais aprofundado da doutrina. Também chamado de Catecismo Jovem da Igreja Católica, o livro é redigido em forma de conversas, para facilitar a leitura e a compreensão dos temas mais importantes da doutrina. De fato, é belo ver o esforço da Igreja para que a fé seja exposta, conhecida, amada e vivenciada por todos os fiéis.
Que Deus faça dar frutos o labor das mãos de tantos colaboradores!