O que você entende como amor? Será que o amor que você tem em mente é aquela ideia de sentir-se amado, mimado, adulado, querido ou ainda cair de paixão por alguém… Bom, se for isso, precisa seguir na leitura, pois o padre irlandês Billy Swan apresenta uma nova percepção: “O amor não é um sentimento confuso, ele nos envia em missão”. Em um artigo disponibilizado na Internet, o sacerdote explicou a importância de amar com ternura e destacou ainda o beleza do amor de Deus.
“Observamos nas palavras do Senhor que o amor é o que fazemos e não apenas algo que sentimos. Em nossa cultura hoje, ouvimos falar de pessoas que procuram o amor e o encontram. Mas para os seguidores de Cristo, o amor não é algo que encontramos ou um sentimento que temos. Como a justiça, o amor é algo que fazemos. É ‘desejar o bem do outro'”, explica o religioso.
O padre ainda ressalta que o mandamento de amar é sempre de acordo com a medida de “como eu te amei”.
“Para nós, o amor de Deus sempre vem em primeiro lugar. É o que o Papa Francisco chama de “primazia da graça”. Antes mesmo de nos pedirem para dizer ou fazer qualquer coisa, o amor pessoal de Deus vem em primeiro lugar. Nas palavras da primeira carta de São João: “Deus nos amou primeiro” (1 João 4:19). Em Cristo, contemplamos o amor de Deus que vem primeiro e que encontramos como misericórdia transformadora. Aqui está o amor que foi totalmente revelado na cruz do Calvário quando foi levantado e exaltado; e continua a atrair muitas pessoas para si. Eis o amor que se reapresenta cada vez que celebramos a Eucaristia, onde Cristo, no amor, se doa a nós, total e completamente. E é somente pela contemplação desse amor divino que podemos esperar amar da mesma maneira.”
O que é o amor é missão?
O sacerdote recorda que o amor de Deus é sempre envolvente. “Quando nos encontra, nos sacode e nos chama para fora de nossas zonas de conforto. O amor não é um sentimento confuso, ele nos envia em missão. Envia-nos a ajudar os pobres, a buscar a justiça e a servir o bem comum. O amor nos reivindica e nos envia para onde Deus quer que estejamos”.
Clique e leia o artigo completo
Leia também | JMJ Lisboa 2023: inscrições do pacote Shalom entram na reta final
Shalom na JMJ 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações: @juventudesh_