O mês de junho é conhecido por ser um período especial de celebração e devoção aos santos na tradição católica. Durante este mês, três figuras, em especial, são lembradas e reverenciadas: Santo Antônio de Pádua – também conhecido como Santo Antônio de Lisboa (lugar onde nasceu) -, São João Batista e os apóstolos São Pedro e São Paulo. A seguir, conheça um pouco sobre cada um.
Santos do mês de junho
Santo Antônio de Pádua
No dia 13 de junho, os fiéis homenageiam Santo Antônio de Pádua. Nascido em Lisboa, Portugal, em 1195, ele ingressou na Ordem dos Franciscanos e dedicou sua vida à pregação do Evangelho e à ajuda aos necessitados. Santo Antônio é venerado como padroeiro dos pobres, oprimidos e objetos perdidos. Sua fama de “casamenteiro” vem das histórias de ter auxiliado jovens a encontrarem o amor verdadeiro.
São João Batista
Em 24 de junho, é a vez de São João Batista ser celebrado. Reconhecido como o precursor de Jesus Cristo, João Batista nasceu em uma família sacerdotal em Israel no primeiro século. Ele é famoso por seu papel como profeta e por ter batizado Jesus nas águas do rio Jordão. São João Batista pregava sobre o arrependimento e a chegada do Messias. Sua humildade e coragem o tornaram uma figura venerada no cristianismo.
São Pedro e São Paulo
No dia 29 de junho, os cristãos celebram a memória conjunta dos apóstolos São Pedro e São Paulo. São Pedro foi escolhido por Jesus para ser a pedra fundamental da Igreja, sendo considerado o primeiro Papa. Ele era pescador de profissão e se tornou um dos discípulos mais próximos de Jesus. Já São Paulo, originalmente conhecido como Saulo de Tarso, era um fariseu que se converteu ao cristianismo após uma experiência com Jesus Ressuscitado. São Pedro e São Paulo desempenharam um papel fundamental na propagação do cristianismo e no estabelecimento das primeiras comunidades cristãs.
Durante o mês de junho, os fiéis se unem em oração e agradecimento por esses santos, buscando sua intercessão e exemplo em suas vidas. As festividades incluem missas solenes, procissões, novenas e tradições populares, variando de acordo com a região e a cultura local. Vale ressaltar que a lista de santos celebrados no mês de junho é bem maior.
Leia também |