Os “Dias nas Dioceses” (DND), ou Pré-Jornada, é o encontro de jovens de todo o mundo antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na próxima edição, em Portugal, a Pré-Jornada irá acontecer nos dias 26 a 31 de julho de 2023.
“Os jovens vão ter uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja nas comunidades de acolhimento nos dias anteriores à JMJ Lisboa”, afirmou o Comitê Organizador da Jornada. O grande diferencial da pré-JMJ, é deixar rastros e sementes naqueles que certamente não viverão a JMJ, de uma forma pessoal e marcas num futuro do povo que permanecerá.
Dioceses que acolherão os jovens
Estes dias, antes da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 vão realizar-se em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas: Algarve; Angra; Aveiro; Beja; Braga; Bragança-Miranda; Coimbra; Évora; Funchal; Guarda; Lamego; Leiria-Fátima; Portalegre-Castelo Branco; Porto; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu.
“As dioceses vão oferecer uma identidade religiosa e cultural, através de uma proposta criativa da sua realidade. Os movimentos juvenis, como parte da Igreja e das dinâmicas diocesanas, também são chamados a estar presentes e a dar a sua contribuição, nesta experiência de acolhimento e partilha”, pontua o comunicado.
O tempo de Pré-Jornada é um caminho de preparação para os peregrinos e para as comunidades anfitriãs para a vivência da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que se realiza de 1 a 6 e agosto de 2023, e vai permitir o encontro de jovens de todo o mundo com o Papa.
Leia também| Como se preparar fisicamente para a JMJ?
Esse tempo nas dioceses são momentos únicos da JMJ, onde os jovens vivem uma experiência que vai além da dinâmica global e universalidade da igreja, mas é a experiência com o povo, a cultura no qual está a sediar o evento. Os jovens têm a oportunidade de encarnar o espírito missionário por excelência da igreja, enquanto nos dias da Jornada estes vivem uma comunhão com outros jovens católicos, na pré-JMJ eles tocam nas realidades emergentes da evangelização, das dores, da tradição do povo local e conhecem outros jovens que não conhecem o rosto jovem da igreja.
Shalom em Braga
A Arquidiocese de Braga, é a mais antiga de Portugal, assume a responsabilidade de mostrar aos jovens peregrinos a face da igreja que persiste com o tempo e que transforma a história do povo, como igreja bracarense, está a ser preparado atividades para conhecer a história da cidade e a influência da igreja na mesma, os santuários magníficos em exposição aos jovens, assim como o acolhimento por parte de famílias portuguesas cheios da riqueza cultural do norte só país.
A Comunidade Católica Shalom está presente em Braga a 15 anos, administra uma Igreja dedicada a São Tiago Menor. Inicialmente recebeu o convite para trabalhar dentro do seminário conciliar para cuidar do bispo emérito da época, só foi ter um carácter 100% apostólico em 2018 quando a Igreja de São Tiago foi designada a ser o Centro de Evangelização. Atualmente, a Comunidade é reconhecida por toda a Arquidiocese e pelo clero, por meio das ações evangelizadoras como ‘Festa da misericórdia’ e ‘Reveillon da Paz’, assim como está inserida nas diversas frente da igreja local, como sinal de unidade e comunhão ao bispo.
De acordo com o coordenador jovem da Missão Braga, Marcelo Braga, “os jovens que estiverem em Braga para a Pré JMJ vão viver um acolhimento único do povo do norte, serão encantados com a beleza da cidade e com o ar cristão que ela transmite, uma terra de santos, de bispos e uma cidade onde tem a população mais jovem do país“, afirma.
Serviço
Shalom na JMJ 2023
Data: de 01 a 06 de agosto
Local: Lisboa, Portugal
Maiores informações:
Simão/ Assessoria Jovem: +55 85 8114-6942
Email: jmj@comshalom.org
@juventudesh_