Mundo

Solenidade de São José – Nazaré – Israel

comshalom

40904Quarta-feira, 19 de março, fiel à tradição, a Igreja inteira celebrou a solenidade de S. José. Em Nazaré, a Paróquia latina, cercada por numerosas comunidades amigas, reuniu-se no ingresso da Basílica da Anunciação, ao som das cornamusas e tambores dos escoteiros. Fr. Bruno, Guardião do santuário, e os sacerdotes da paróquia, os Frades Amjad e Ossama, deram as boas-vindas ao Custódio Fr Pizzaballa. Essa solenidade é marcada pelo ingresso na Basílica, às vésperas, pelo Padre Custódio, acompanhando em procissão até a Gruta, para revestir-se com os paramentos sacerdotais e presidir a missa na Basílica superior.

As crianças da Paróquia, que se preparam para o sacramento do crisma, vestidas de branco e com flores nas mãos, participaram desse momento e, depois, da solene liturgia, animada pelo coro da Paróquia, dirigido por Haig Vosgueritchian. Fr. Amjad, em sua homilia, recordou o exemplo de tenacidade, de laboriosidade e responsabilidade que S José representa para os cristãos. Ele era esse homem justo que nada perguntou e que aceitou dar tudo. Ele nos convida à ação, à coragem e a não ter medo daquilo que supera nossas forças ou que parece incompreensível e inexplicável. Modelo para cada pai, o é também para cada Frade e Sacerdote, pois foi o guarda da Virgem e de Jesus.

Na procissão final, o incenso se misturava às vozes, enquanto o Padre Custódio carregava a imagem de S. José à igreja do santo. O culto a S. José cresceu em torno à sua moradia, sobre a qual foram construídas várias igrejas, até a construída pelos franciscanos, em 1914. I franciscanos, na verdade, foram uma das primeiras comunidades a celebrar o «carpinteiro de Nazaré», já no fim do XIV século. A espiritualidade franciscana reserva lugar especial a esse patrono da Igreja, Pai terrestre do Salvador, Custódio do Redentor e Esposo da Virgem.

A solenidade de S. José abre o tempo litúrgico de Nazaré, no qual o Santuário de Nazaré é honrado. Um tempo forte que termina na terça-feira próxima, com a celebração da Anunciação, na presença de S. B. o Patriarca Fouad. A Comunidade Católica Shalom presente em Nazaré participou ativamente da solenidade.

Fonte: Custodia Terrae Sanctae


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.