Shalom

Comunidade Shalom celebra 41 anos

Neste ano, a forma de presentear é ajudando a “contruir uma Igreja”.

comshalom
Shalom 41 anos (Imagem/comshalom)

Em 30 de junho de 1980, o Papa João Paulo II chega ao Brasil para a primeira visita ao País. O Pontífice visita 13 cidades e participa da abertura do X Congresso Eucarístico Internacional, em Fortaleza (CE). Moysés Azevedo é escolhido pelo arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider, para oferecer um presente ao Papa em nome dos jovens da Arquidiocese. Reza pedindo a Deus um presente digno de Sua Santidade e, em 9 de julho, entrega a João Paulo II uma carta na qual se coloca à disposição de Deus e da Igreja na evangelização dos jovens.

Entenda mais| Por que o nome Shalom?

O Carisma Shalom nasceu, antes mais nada, da oferta de vida. Primeiro de um rapaz, Moysés Azevedo, e depois de outros jovens. Em oração e com muitas batalhas, o Shalom foi ganhando vida,  após a ideia ousada de evangelizar por meio de uma lanchonete.

O que é ser Shalom?

Para muitos que tentam resumir o que é Ser Shalom, vem aos lábios a resposta: “Ser Shalom é ser feliz”. Essa frase, que pode até soar como clichê, é uma realidade concreta. A experiência com o Ressuscitado que passou pela Cruz toca de forma tão profunda, que a única maneira de retribuir é doando livremente a própria vida, em favor da Igreja, dos jovens e por todos os homens. E é neste desejo de consumir-se e de fazer a vontade de Deus que muitos confiam as próprias vida à Comunidade, pois assim se reconhecem  plenamente felizes. Essa oferta gera novos “sins”, alcança novas vidas e, com o testemunho, edifica almas.  

De fato o Amor não é amado como deveria, mas os membros em formação, consagrados, vocacionados e toda a Obra, acreditam no Novo de Deus. Só Deus basta e por isso, vivemos os Conselhos Evangélicos,  propagando uma vida na Pobreza, abandonados na Divina Providência; na Castidade, vivendo um amor esponsal; e na Obediência, reconhecendo que não somos os melhores, nem merecedores, e sim os mais fracos, os vasos de argila. Para corresponder a esta Vocação, Deus concede o caminho da Contemplação, Unidade e Evangelização. 

Oferta de vida

A oferta de vida não é um slogan”, afirma Moysés Azevedo, apoiado no conteúdo do capítulo inicial da Revista Escuta 2022, ele reforça que a oferta de vida diz respeito a um mistério central para a vida de cada membro da Comunidade e enfatiza que essa oferta de vida precisa ser pascal, esponsal e feita a partir de um povo. A seguinte questão foi proposta em sua fala: “O que significa oferta de vida para mim e como a minha vida tem sido marcada pela dinâmica dessa oferta?”

“Essa deve ser a alegria da sua vida, a oferta de vida. Transforme esse desejo de ofertar em vida, em carne, ser por amor e felicidade. Que a nossa resposta seja a doação total, essa é a única resposta de amor e único caminho de felicidade. A felicidade inteira, infinita, inteira, consiste em ofertar, doar, não há palavras, mas amar a Deus como somos amados por Ele.” (Moysés Azevedo aos jovens no CJS 2023)

A vocação à Comunidade Shalom é um chamado de Deus que se dirige a todo e qualquer membro batizado do povo de Deus que, tendo feito a experiência com o Ressuscitado que passou pela cruz e que batiza no Espírito Santo (cf. Jo 20,19-22), e confessando a fé católica, recebe o apelo de segui-lo segundo o espírito desta vocação. (ECCS)

Dê um presente para o Shalom em vista da evangelização

A Comunidade Shalom celebra 41 anos em 2023. Existe em cada membro uma grande alegria! O Senhor nos convida e nos insere na grande procissão. No mês de julho, em especial dia 9 de julho, aniversário da Vocação, teremos uma coleta especial em vista da construção da Igreja do Ressuscitado que passou pela Cruz, a primeira igreja da Comunidade Shalom! Ajude clicando neste link: Igreja do Ressuscitado (comshalom.org). Faça sua doação pelo site ou pela chave pix: igreja@comshalom.org

Continue lendo:

5 momentos marcantes para a Comunidade Shalom

6 motivos pelos quais amamos o Shalom

Vocação Shalom de A a Z


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.