Notícias

Comunidade Católica Shalom na Índia: missão, amizade e parresia

Com a intercessão de São Tomé, no dia 3 de julho, os missionários da Comunidade Católica Shalom partiram para Índia.

comshalom

A Paróquia Saint Thomas acolheu pela primeira vez o Rise Up – evento realizado pela Comunidade Católica Shalom que reúne testemunho, adoração e louvor. Os caminhos que levaram a Comunidade Shalom até a Índia envolveram o grupo de oração online, muita partilha e parresia. Sophia Yolung, jovem indiana, durante a pandemia conheceu o Alive in Chirst, grupo de oração online promovido pelos missionários da Comunidade que acolhe pessoas de diversas nacionalidades. 

Participante fiel do grupo, Sophia nutriu o desejo que a experiência vivida por ela no grupo fosse compartilhada também com os jovens que conhecia, especialmente aqueles da paróquia. Assim, com parresia e diálogo o projeto de uma ação missionária junto a Saint Thomas Youth movement virou realidade. 

No dia 06 de julho, aconteceu o evento querigmático Rise up com a presença de quase 200 pessoas. A noite alternou momentos de louvor, testemunhos dos missionários e adoração ao Santíssimo Sacramento.

O valor da experiência pessoal com Cristo e o seu poder revolucionário na vida de qualquer pessoa foi o tema central dos testemunhos dos missionários. Sem dúvidas, o momento ápice da noite foi a adoração ao Santíssimo Sacramento com a experiência da presença viva de Cristo.

 “Atithi Devo Bhava” – Boas Vindas, Partilha e Efusão do Espírito Santo

A Índia acredita firmemente na frase em sânscrito “Atithi Devo Bhava”, que significa que os indianos devem tratar seus hóspedes como Deus. A Índia é diversa em sua cultura, tradição e idiomas, mas o que une esses valores é a crença comum na hospitalidade, na qual consideram e tratam seus hóspedes “como nosso Deus”. 

Thomas Youth Movement deu início ao evento Rise Up dando as boas-vindas aos membros da Comunidade Católica Shalom – Nara Santos, Dcn. Tiago Soares e Pe. Diego Soares com uma dança e uma canção folclórica tribal de boas-vindas, cantada no dialeto Sadri de Jharkhand. Como a maioria dos paroquianos pertencem, em sua maioria, às comunidades tribais de Oaron, Kharia e Mundas do estado de Jharkhand, “tivemos o imenso prazer de compartilhar nossa tradição e cultura com a Comunidade Católica Shalom”, como conta  Preeti Kullu.

Primeiramente, os missionários foram recebidos com uma guirlanda feita à mão, borrifada com água de lota (pote) com folhas de manga, e em seguida tiveram as mãos  lavadas. Na cultura indiana e tradição tribal antiga, receber os convidados com boa vontade e mostrar-lhes honra é muito importante.

A dança folclórica tribal, na qual se juntam as mãos como correntes e se dança em uníssono, combinando os passos com um intrincado trabalho de pés, é uma bela maneira tradicional de comemorar e reunir as pessoas. Tradicionalmente, os instrumentos usados são o “maandar” e o “nagara”, feitos de madeira e usados com frequência pelas comunidades tribais de Jharkhand durante as comemorações.  

Ainda sobre os elementos da acolhida do missionários, Preeti Kullu explicou ainda o significados das canções entoadas: “a letra de nossa primeira música de boas-vindas significava ‘nossos convidados chegaram de uma terra distante, vamos recebê-los lavando suas mãos e dando-lhes as boas-vindas com guirlandas’.

A letra da música seguinte, em que dançamos em uma procissão conduzindo nossos convidados para a igreja, significava: ‘vamos caminhar juntos e lentamente dar cada passo juntos. A vida em Cristo é tão bela e corajosa, vamos caminhar juntos lentamente, dando esses passos juntos em direção à nossa vida em Cristo.'”

 

Rise Up – Testemunhos

O Rise Up foi uma experiência totalmente diferente para mim. Experimentei o Senhor de uma maneira muito diferente. As pessoas capacitadas foram muito boas. Durante o evento, eu realmente senti a presença do Cristo vivo. O Rise Up me aproximou ainda mais do Senhor.  Estou ansioso por mais eventos desse tipo com a Comunidade Shalom.

Donald Minj (Paroquiano da Igreja St. Thomas)

 

Minha experiência no evento do Shalom foi única. Conhecer a Comunidade Católica Shalom foi uma das melhores coisas que  nos aconteceu. Durante todo o momento de adoração, pude ver as pessoas cheias de emoções e a maioria de nós sentiu algo muito diferente e bastante novo. Tive a sensação de ser renovado na fé, com vontade de chorar de coração, mas esse choro me deixou feliz.

Kenneth Toppo

 

Minha experiência no Rise up e o tempo que passei com Nara, Dcn. Tiago e o Pe. Diego foram únicos e preciosos, e uma lembrança para toda a vida que sempre guardarei e abraçarei em meu coração. E o que quer que eu compartilhe neste texto sempre ficará aquém de como estou expressando o que senti nesses três dias.

Sinceramente, quando fui informado sobre a comunidade, fiquei curioso, pois é algo que ainda não vimos na Índia. Toda a história e a formação da comunidade e sua missão são únicas. Ela tem sido discutida com frequência e muitas pessoas levantaram as questões relativas ao menor envolvimento dos jovens em atividades espirituais e, ao realizar um evento de louvor e adoração, eu realmente não sabia quantos deles teriam comparecido. 

Até mesmo para mim, pensei que seria o louvor e adoração mais comum de que já participei. Mas eu estava errado. 

No momento em que a Nara começou com a música de boas-vindas, não sei se ela tinha aquela energia refrescante, uma faísca renovada. Embora o conselho estivesse ocupado e cansado o dia inteiro, havia algo diferente que eu nunca havia sentido antes.

Fiquei surpreso com o comparecimento de jovens de outras paróquias. 

Durante a adoração, pude sentir a presença do Senhor e vi as pessoas imersas nas emoções, e parecia que cada uma delas estava conversando com o Senhor.

 Não sei o que aconteceu comigo durante a adoração. Fui tomado por uma emoção que me levou às lágrimas.

Preeti Kullu


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.