Na festa dos 25 anos do Halleluya a parceria com o Hemoce (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará) também está de aniversário. São 20 anos vivendo solidariedade na festa que nunca acaba.
Nágela Lima, assistente social e coordenadora da Captação de Doadores do Hemoce conta a história desse encontro frutuoso:
“A parceria começou em 2003, quando o Festival ainda acontecia no Parque do Cocó, a gente tinha uma estrutura pequena e, conforme o evento foi tomando uma proporção maior, nós também crescemos juntos.
Ele veio para o CEU, viemos com ele e este é um ano festivo, por isso queremos agradecer à Comunidade Católica Shalom por ter abraçado essa causa tão nobre que é a doação de sangue. Trazendo-nos para dentro do evento, além da evangelização, vivemos a solidariedade, porque quando você doa sangue, se torna um irmão de sangue de alguém.
Não podemos deixar de agradecer a todos os doadores que passaram pelo nosso espaço nestes 20 anos, a todos que ajudaram a salvar vidas. Em todo esse tempo, já tivemos mais de 12 mil doações e mais de 2.800 cadastros.
E não foram só 4 vidas salvas, foram famílias inteiras de pacientes que precisam de transfusão, porque quando um paciente adoece, a família toda adoece com ele, principalmente em casos de câncer, tudo ao redor muda. Um doador é capaz de reescrever a história de muitas vidas.
A parceria com o Halleluya acontece em um momento extremamente propício, pois julho, por ser um mês de férias, nosso banco diminui muito, já que as pessoas também dão férias à solidariedade, e o Festival traz essa lembrança, que se pode doar nas férias, pode doar em um evento como esse. Então, para nós, é importantíssimo estar aqui nas 5 noites.
Este ano retornamos ao nosso local de referência, perto da entrada, chamando a atenção daqueles que chegam, e temos a expectativa de arrecadar mais bolsas que o ano passado. Em 2022 conseguimos mais de 800 bolsas e desejamos aumentar bastante esse número.”
Motivação para o cadastro de doação de medula óssea
Nágela também recorda que o início do trabalho com o banco de cadastros para doação de medula no Estado do Ceará começou em 2001, mas na época não era permitido fazê-lo fora da própria instituição.
Hoje esse cadastro já é permitido, mais ainda, é incentivado a todos aqueles que se dispõem a fazer a sua doação de sangue. A idade para o cadastro vai de 18 a 35 anos, o que se adequa muito bem com o evento, pois, como afirma a coordenadora de captação, essa é a faixa etária com o maior número de doadores.
Uma informação importante: quem já se cadastrou uma vez, em qualquer lugar do país, não precisa refazer o cadastro, apenas atualizar dados como número de contato e endereço.
Mais que música, experiência para toda a vida
A coordenadora Nágela também falou da sua experiência pessoal na Arena Halleluya: “Eu completo 20 anos de Halleluya, participo desde o primeiro ano do Hemoce no evento. De toda a equipe que está aqui hoje, sou a mais antiga, tenho mais tempo de serviço. Posso falar que o Festiva deixa saudade quando termina, porque sinto muito a presença de Deus, do Espírito Santo, mesmo não participando integralmente, sempre dou um pulinho na capela do Santíssimo.
E testemunho que já alcancei uma graça aqui neste chão, derramei muitas lágrimas e o Senhor me ouviu, por este motivo, tenho um carinho especial pelo evento.”
Serviço
Festival Halleluya 2023 – entrada gratuita
Quando: 19 a 23 de Julho
Mais informações: www.festivalhalleluya.com
Siga o Halleluya nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Youtube
Paula Caeiro