O temperamento de Santa Teresinha é frequentemente descrito como “caminho da simplicidade e da confiança“. Mas, nem sempre foi assim. Em diversos momentos, fica evidente que a santinha enfrentou dificuldades ao lidar com o próprio temperamento.
A hagiografia e as próprias anotações da Santa indicam que ela conhecia bem sua psiqué e, sobretudo, tinha consciência de como sua forma de agir era atingida pelo seu temperamento. Vejam-se alguns momentos em que ela demonstra características bem próprias de pessoas tidas como melancólicas:
Infância e Vocação: Sta Teresinha nasceu em 1873 em Alençon, França, em uma família bastante devota. Ela demonstrou um amor profundo a Deus desde a infância, até mesmo desejando entrar no convento aos 9 anos. Aos 15, ingressou no Convento das Carmelitas em Lisieux, seguindo sua vocação religiosa. Mostra, sem dúvida, ser uma jovem virtuosa e bem consciente das suas inclinações. Entretanto, teve de combater para corrigir certos limites/fraquezas, resultados de diversos traumas de sua vida. Muito cedo, ela perdeu a mãe gerando muitas feridas afetivas, que influenciaram diretamente em seu temperamento.
“Pequenas Coisas”: Ela acreditava que Deus se agrada das pequenas ações feitas com amor e humildade. Segundo ela, todos, independentemente dos limites ou fraquezas, podem alcançar a santidade em suas vidas cotidianas, mesmo nas tarefas mais simples numa clara demonstração de domínio de seu temperamento.
Caminho da Infância Espiritual: Santa Teresinha descreveu seu caminho espiritual como o “Caminho da Infância Espiritual”, baseado na confiança total em Deus, como uma criança confia em seus pais. Santa Teresinha enfatizava a importância de abandonar-se completamente à vontade de Deus e aceitar tudo o que Ele envia, abdicando das vontades pessoais ou vaidades.
Oferta ao Amor Misericordioso: Fale sobre a oferta de sua vida ao “Amor Misericordioso”, um ato de total entrega a Deus e seu desejo de ser um “pequeno cálice” para receber Seu amor. Ela suportou pacientemente a tuberculose e, abrindo mão das inclinações humanas, ofereceu todo o seu sofrimento como sacrifício pelo bem das almas.
Podemos aprender muita coisa com o temperamento de Santa Teresinha, como a importância da simplicidade, confiança em Deus e o valor das pequenas ações feitas com amor. Sua espiritualidade é relevante para todos que buscam uma conexão mais profunda com Deus, independentemente de sua vocação e/ou estado de vida.
Referencias bibliográficas
*”História de uma Alma” (L’Histoire d’une Âme) – Escrito por Santa Teresinha do Menino Jesus:
*”The Way of Trust and Love: A Retreat Guided by St. Therese of Lisieux“, Jacques Philippe:
*”A Pequena Via” (The Little Way), Fr. Gary Caster:
*”The Little Way for Every Day: Thoughts from Therese of Lisieux” – Compilado por St. Benedict’s Monastery.
LEMBRETE: A Comunidade Católica Shalom, por meio do Instituto Parresia, braço acadêmico da Comunidade, vai realizar a Masterclass “Grande Santa dos tempos modernos”, com o maior especialista ainda vivo sobre a espiritualidade de Santa Teresinha.
A Masterclass acontecerá no dia 20 de setembro às 19h30, horário de Brasília. O evento é gratuito e será transmitido pelo canal do Youtube do Instituto Parresia e da Comunidade Católica Shalom.
Inscreva-se: CLIQUE AQUI
Fazendo a assinatura anual da nossa Plataforma, além do acesso a um curso maravilhoso sobre a “Ciência do Amor” de Santa Teresinha, você garante acesso ilimitado a todo o conteúdo da Escola de Teologia Online e Doutrina Social da Igreja.
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org