Na volta da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, em 2013, jornalistas questionaram o Papa Francisco sobre o conteúdo de sua pequena pasta preta. Na ocasião, ele respondeu que, nela, carregava um livro de Santa Teresinha do Menino Jesus. Desde então, foi possível contemplar cada vez mais viva a amizade e a devoção do Santo Padre pela pequena carmelita francesa. Inclusive, neste ano, o Pontífice publicará uma Carta Apostólica sobre Santa Teresinha de Lisieux em comemoração aos 150 anos de seu nascimento e dos 100 anos da sua beatificação.
>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube
E o conteúdo desse novo documento já é bastante esperado pelos fiéis. Em junho deste ano, Francisco esboçou um pouco do que pode ser o conteúdo das páginas da nova carta. Ele fez isso em uma catequese sobre o zelo apostólico e a devoção à Santa Teresinha de Lisieux, padroeira universal das missões. Francisco destacou a importância de seguir o exemplo da santa, que desejou ser missionária durante toda a sua vida. Apesar de sua saúde frágil e de sua curta vida de 24 anos, Santa Teresinha demonstrou um zelo apostólico notável, segundo o Papa.
O Pontífice compartilhou na catequese como Santa Teresinha influenciou sua própria vida. Ele enfatizou que a fé nasce por atração e não por pressão, ressaltando a importância de tocar os corações das pessoas com o amor de Deus. A “Santa das Pequenas Coisas” inspirou Francisco com seu ensinamento sobre a caridade nas coisas pequenas e grandes. Ele enfatizou que seguir o caminho da perfeição começa com pequenos passos de obediência e amor. Além disso, destacou a coragem de dar esses pequenos passos, mesmo na pequenez diante de Deus.
O Papa compartilhou conselhos de Santa Teresinha sobre a luta espiritual, ressaltando a importância da transparência do coração e da oração. A partir do testemunho de Teresinha, o Santo Padre encorajou os fiéis a enfrentar a tentação e a escuridão espiritual com caridade, oração e diálogo com Deus. Por fim, ele expressou o desejo de que todos possam cultivar a dimensão da infância no espírito, como Santa Teresinha, que soube afastar os demônios educados no final de sua vida.
Leia também | Papa Francisco vai lançar carta apostólica dedicada à Santa Teresinha este ano