Emmir Nogueira, cofundadora da Comunidade Católica Shalom, ministrou a primeira pregação do Fórum Shalom 2023, abordando o tema: “A peregrina da esperança”. A missionária que pregou testemunhando a esperança com sua própria vida, ao enfrentar os desafios da sua saúde para estar no Fórum, enfatizou que gostaria que todos pedissem a Deus uma experiência profunda com Nossa Senhora, que vai além de conhecimento teórico. Ela afirmou que desde o início, Deus nos prometeu uma mulher esperança:
“Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela.Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar (Gn 3, 15″. Desde o Genesis, Deus nos apresenta uma mulher esperança. O poder desta mulher prometida não é o poder de uma guerreira. Ela traz em seu pé de mulher, pequeno e delicado, o poder de Deus. Esta mulher expressa esperança, humildade e esmaga com o poder de Deus a cabeça da serpente.
1- Buscar o crescimento nas virtudes
Querer que alguém imite as virtudes iminentes de Maria é um erro, porque sendo concebida sem pecado e tendo uma união perfeita com Jesus, seria uma meta inatingível. Então como podemos imita-la? Devemos ver Nossa Senhora como aquela pela qual passam todas as graças. Assim, ela pode nos ajudar a viver as virtudes que recebemos em nosso Batismo. Ela pode interceder para que cresçamos nas virtudes, vivendo-as cada vez mais profundamente. Desta forma é que podemos ficar mais parecidos com Nossa Senhora.
Quando Nossa Senhora foi concebida sem o pecado original, ela já trazia em si todas as virtudes. Ao longo da nossa vida espiritual nós crescemos na fé, esperança e caridade, mas Nossa Senhora já tinha essas virtudes em grau eminente. Nossa Senhora cresceu em mérito durante as provações e sofrimentos que Deus permitiu que ela vivesse. Ela sofreu, mas em tudo viveu a esperança em plenitude, da forma mais perfeita que uma criatura humana poderia viver.
2- Ter uma postura descentralizada
Não vemos Nossa Senhora centralizada em si, se lamentando, com pena de si, com raiva. Em nenhum momento ela chorou de desespero ou quis resolver as coisas com as próprias mãos, mesmo nos momentos mais difíceis. Porque essas características indicam que não se tem esperança em Deus. O que vemos em Nossa Senhora é uma completa, constante e irrestrita confiança em Deus. Se queremos viver na esperança e descentralizados, devemos cultivar o louvor e a confiança em Deus.
Leia também | Diaconia Geral e “Casa Mãe” recebem peregrinos do Fórum Shalom 2023
3- Compreender que a esperança é concreta
A esperança não é uma coisa abstrata, ela é concreta na sua vivência, por isso é importante olhar como Nossa Senhora viveu cada situação. Olhar para ela é uma maneira de aprender a viver a esperança. Devemos olhar para as atitudes de Nossa Senhora ao partir apressadamente para ajudar sua prima Isabel, quando ela teve que fugir para o Egito com sua família, quando foram anunciados seus sofrimentos na apresentação de Jesus, quando teve que presenciar a Paixão de seu filho. Vemos em todos estes momentos desafiantes que ela mantinha uma postura confiante e cheia de esperança, Deus não poupou Maria dos sofrimentos, Ele permitiu que ela os vivesse, e nos mostrasse como enfrenta-los com esperança.
Em mundo cheio de desesperança, Papa Francisco nos convida a viver como peregrinos da esperança. Como Jesus, Maria e José fugindo para o Egito, enfrentando vários perigos, caminhando na escuridão e na insegurança. Eles peregrinavam porque sabiam que Deus cuidava deles. Não sabemos o que nos cerca, o que nos ameaça, mas sabemos que alguém caminha conosco. Deus nos acompanhará, Ele tem um plano para nós. Esta é nossa esperança!
Inscrições Fórum Shalom 2023
As inscrições seguem abertas até hoje, sexta-feira (08).É possível fazer o pagamento da inscrição por meio de cartão de crédito, cartão de débito, boleto e Pix. Há ainda a possibilidade conseguir desconto de 10% em inscrições de grupos de 25 pessoas.
Mais informações
Data: 08, 09 e 10 de setembro 2023
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições: Clique e faça a sua inscrição
Site oficial: www.forumshalom.com
Instagram: @comshalom