Seguindo a programação em comemoração aos 30 anos da missão de Macapá, A Comunidade Católica Shalom realizou um Congresso de Cura com a participação do seu primeiro Responsável Local João Patriolino Dias Jr., hoje responsável pelas atividades da Comunidade em Maputo (Moçambique).
Programação do fim de semana
Com o tema, A Reconciliação Através da Cura do Coração, o evento teve início no sábado (16) com momentos de louvor e animação e já na manhã deste dia os participantes puderam mergulhar no tema O Coração Humano e o Coração de Jesus, abordando a temática central do congresso. Logo após na missa, o Evangelho recordou que o homem bom tira coisas boas do bom tesouro de seu coração (Lc 6,45).
Durante a tarde com o tema “Os Novíssimos: da Morte ao Céu“, João Bala falou sobre a importância do acolhimento e superação da morte como uma preparação para nosso encontro definitivo com Deus. Na celebração mariana preparada para o final deste dia, todos puderam rezar com o ícone de Nossa Senhora Toda Pequena e viver uma experiência de reconciliação com sua história de vida.
No domingo (17), a pregação foi sobre A Ansiedade e o Sofrimento. Cada vez mais pessoas passam por muitos sofrimentos causados pela opção de colocar sua vida numa preparação daquilo que ainda está por vir, abandonando totalmente a realidade e colocando suas expectativas em um futuro irreal. Por isso, quase sempre não conseguem construir algo concreto ou agir de forma efetiva. Através de casos concretos e testemunhos de pessoas auxiliadas pela comunidade, os participantes puderam encontrar caminhos para a saída do estado depressivo e da ansiedade que paralisa o ser humano.
O final do evento foi marcado por uma série de testemunhos dos participantes, de suas histórias pessoais e de como o Congresso proporcionou uma obra de restauração e curas diversas em vários níveis, corporal, espiritual e psíquico.
Reencontros e gratidão a Deus
Para Jenisângela Rosa Silva do Vale, atual responsável local da missão, não só o congresso mas todos os eventos ligados ao aniversário de 30 anos da presença do Carisma Shalom no Amapá está sendo marcado por uma profunda gratidão a Deus e por reencontros que renovam o amor a Deus e a pertença a família Shalom. Ela comenta suas impressões sobre o Congresso:
“Desde março, vários momentos foram marcados por reencontros, por muita expressão de gratidão, pelo “fazer memória” também por muitas graças espirituais derramadas sobre os participantes dos momentos de espiritualidade. A presença do João Bala atraiu muitos que atualmente não vivem como membros da Comunidade e Obra Shalom, mas, guardam o amor e a pertença a família Shalom. Foi um belo momento de memórias da nossa história!O Congresso passou, porém, nós da família Shalom de Macapá, podemos olhar o passado e renovar a esperança no futuro da Comunidade e da missão. Da mesma forma que vemos os frutos abundantes dos que passaram, também nossos esforços de hoje deixarão uma herança para as gerações futuras, ” O Carisma” eis nossa herança, nosso tesouro, que encheu de sentido nossa vida, e ainda tocará muitos. Gratidão a Deus, gratidão aos irmãos da primeira hora, gratidão aos irmãos de hoje!”
Para ela também, o congresso foi um momento de muitas graças espirituais, curas, libertações e testemunhos belíssimos.
Caminho da Paz e a vivência de um novo tempo
Para aqueles que desejam continuar o processo de cura interior iniciado neste congresso de cura e entrar no processo formativo do Caminho da Paz, grupos de oração foram criados, tanto em Macapá quanto em Santana para o engajamento dos participantes. O reencontro acontecerá nesta quinta feira (21) durante o Tríduo da Palavra, que acontecerá nos respectivos Centros de Evangelização.
Serviço:
CENTRO CATÓLICO DE EVANGELIZAÇÃO SHALOM
MACAPÁ:
Av. Antônio Coelho de Carvalho, Santa Rita
Informações: 99144-4725
SANTANA:
Av. castelo Branco 1427, Centro
Informações: 98422-9732
Instagram:@ shalommacapá
Redação Shalom Macapá