Um dos maiores estudiosos sobre Santa Teresinha, Pe Lethel afirmou que ela “foi nomeada doutora da igreja por São João Paulo II mas bem antes disso já havia sido nomeada como patrona das Missões pelo Papa Pio XI, então o alcance do seu brilho só faz aumentar no mundo inteiro. Agora ela é reconhecida mesmo fora da igreja, pois a Unesco reconheceu Santa Terezinha como uma figura importante para toda a Humanidade”.
São João Paulo II já a tinha como grande sábia, como é relatado na carta apostólica Divini Amoris Scientia:
“Durantea sua vida, Teresa descobriu ‘luzes novas, significados ocultos e misteriosos’ e recebeu do Mestre divino aquela ‘ciência do amor’, que depois manifestou com particular originalidade nos seus escritos. Essa ciência é a expressão luminosa do seu conhecimento do mistério do Reino e da sua experiência pessoal da graça. Esta pode ser considerada como um particular carisma de sabedoria evangélica que Teresa, como outros Santos e Mestres da fé, hauriu na oração.
Nesse passo, Pe Lethel ainda registrou: “Teresinha, que passou sua vida inteiramente escondida no claustro do seu Carmelo e depois de sua morte e, sobretudo graças à publicação de sua obra prima (História de uma alma) foi logo conhecida e amada no mundo inteiro. Ela tem uma mensagem extremamente simples. É preciso ler os seus escritos, especialmente História de uma alma, que contém os principais escritos: os três manuscritos, as duas orações no dia da sua profissão e o ato de oferecimento ao amor misericordioso. É uma mensagem que contém todo o essencial da fé cristã, as grandes Verdades da nossa fé católica e também todos os aspectos da vida cristã ao mesmo tempo de uma maneira muito simples que tocam o coração.”
E continua o estudioso: “ao mesmo tempo tem um grande ensinamento, a obra História de uma alma é mais que um catecismo, é uma apresentação de toda a verdade do Evangelho. Eu acredito que a missão das Comunidades como a vossa (Comunidade Católica Shalom) deve tentar viver essa doutrina, mas também de partilhar, de fazer com que essa notícia se espalhe para além de toda a fronteira”.
João Paulo II defendeu que se o mundo moderno precisa de uma santa, esta é Santa Teresinha do Menino Jesus. Se você não a conhece ou quer aprofundar-se no tema, aproveite para fazer o curso “SANTA TERESINHA E A CIÊNCIA DO AMOR“, lançado esta semana pelo Instituto Parresia. CLIQUE AQUI
Fazendo a assinatura anual da nossa Plataforma, além deste curso maravilhoso, você garante acesso ilimitado a todo o conteúdo da Escola de Teologia Online e Doutrina Social da Igreja.
Sobre o Instituto Parresia
Siga o perfil no Instagram
Conheça a nossa Plataforma de Cursos Online no Site
Ouça os Podcasts no Spotify
Assista aulas gratuitamente no Youtube
Entre em nosso canal do Telegram
E-mail: institutoparresia@comshalom.org