Igreja

Papa Francisco: o Espírito Santo deve ser o protagonista do Sínodo

A Semana do Papa foi marcada pela abertura do Sínodo. Em seu discurso, o Pontífice fez um apelo ao silêncio e à escuta para deixar o Espírito falar

comshalom
Foto: Vatican News

A Semana do Papa foi marcada pelo início dos trabalhos do Sínodo. Ainda nesta semana, o Pontífice publicou a Exortação Apostólica Laudate Deum, em continuação a Laudato Si. Também em vista do bom trabalho do Sínodo, o Pontífice divulgou respostas a Dubia de cinco cardeais. Confira abaixo os principais destaques da Semana do Papa.  

>> Acompanhe a Comunidade Shalom no YouTube

Papa responde a Dubia de cinco cardeais

Os cardeais Brandmüller, Burke, Sandoval Íñiguez, Sarah e Zen Ze-kiun apresentaram cinco perguntas ao Papa solicitando esclarecimentos sobre algumas questões relacionadas à interpretação da Revelação Divina, à bênção de uniões entre pessoas do mesmo sexo, à sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja, à ordenação sacerdotal de mulheres e ao arrependimento como condição necessária para a absolvição sacramental.

>> Veja aqui as perguntas e as respostas do Papa

Papa lança Laudate Deum, em continuação a Laudato Si

O Papa Francisco publicou uma nova Exortação Apostólica no dia 4 de outubro. Com o título de Laudato Deum, o documento é uma continuação a Laudato Si, publicada em 2015.

Em 6 capítulos, o Pontífice pretende fazer um apelo à corresponsabilidade diante da emergência das mudanças climáticas, porque o mundo “está desmoronando e talvez se aproximando de um ponto de ruptura”.

Abertura do Sínodo – o Espírito é o protagonista

Na tarde da quarta-feira, 04 de outubro, na Sala Paulo VI, começou a primeira Congregação Geral da 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com a presença do Papa.

“O Sínodo não é um parlamento, é outra coisa; o Sínodo não é uma reunião de amigos para resolver algumas questões atuais ou dar opiniões, é outra coisa. Não esqueçamos, irmãos e irmãs, que o protagonista do Sínodo não somos nós: é o Espírito Santo”, enfatizou Francisco.

Papa alertou ainda sobre as palavras vazias e mundanas: “a tagarelice é contrária ao Espírito Santo e é uma doença muito comum entre nós. Palavras vazias entristecem o Espírito Santo, e se não permitirmos que Ele nos cure dessa enfermidade, será difícil seguir um caminho sinodal adequado. Pelo menos aqui: se você discorda do que um bispo, uma freira ou um leigo estão dizendo, seja franco com eles. Isso é o que significa um Sínodo: falar a verdade, não ter conversas por baixo da mesa.”

Durante seu discurso na abertura da primeira Congregação Geral do Sínodo, o Papa pediu que fosse distribuído uma compilação de textos patrísticos sobre o tema do Espírito Santo.

> Confira aqui os textos de São Basílio indicados pelo Papa

Com inf. de Vatican News


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.