Igreja

Papa Francisco nomeia Dom Gregório Paixão como novo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza (CE)

Dom José Antonio Tosi esteve a frente do governo pastoral da Arquidiocese de Fortaleza por 24 anos. Novo arcebispo nomeado, Dom Gregório Paixão, está há 10 anos na Diocese de Petrópolis.

comshalom

Na manhã desta quarta-feira, 11, a Arquidiocese de Fortaleza anunciou em suas redes sociais que o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia do então Arcebispo Dom José Antonio Tosi Marques e no mesmo ato, nomeou para o cargo Dom Gregório Ben Lâmed Paixão, OSB.

A renúncia de Dom José Antonio Tosi Marques se deu em razão da idade, após 24 anos no governo pastoral da Arquidiocese de Fortaleza. Durante seu tempo enquanto Arcebispo, ele estabeleceu mais de 70 paróquias e ordenou 262 clérigos. Dom José Antonio continuará como Administrador Apostólico até a posse do novo Bispo. 

Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom agradece o pastoreio fecundo de Dom José Antonio Tosi ao longo dessas mais de duas décadas à frente da Arquidiocese de Fortaleza. “Nós, como Comunidade Católica, Shalom, somos mais do que gratos. Trazemos uma profunda gratidão por toda a sua proximidade, seu pastoreio, sua amizade e o seu cuidado”, reconhece. 

Moysés Azevedo e Dom Jose Antonio Tosi shalom e arcebispo de fortaleza
Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom, agradece a Dom José Antonio Tosi por seu pastoreio na Arquidiocese de Fortaleza.

Padre Denys Lima, responsável pelos sacerdotes da Comunidade Shalom também expressou sua gratidão: “A Dom José Antônio, nossa gratidão por um serviço de tantos anos à Arquidiocese de Fortaleza, que mudou a sua história. Foi um serviço de muita unidade, muita proximidade para com todos os sacerdotes e todo o povo de Deus. Um homem que soube ter pulso firme e ao mesmo tempo, grande misericórdia para com todas as situações do povo de Deus. Agradecemos e que Deus lhe retribua por tantos anos de dedicação”

A Comunidade Católica Shalom possui hoje 44 sacerdotes da Comunidade de Vida, tendo sido todos ordenados por Dom José Antonio Tosi. 

Quem é Dom Gregório Paixão? 

O novo Arcebispo, Dom Gregório Paixão, é doutor em Antropologia Cultural e traz sua sabedoria como Bispo da Diocese de Petrópolis, RJ, onde está há mais de 10 anos. Ele será o nono Arcebispo a liderar a Sé Metropolitana de Fortaleza e o terceiro religioso a liderar a Arquidiocese de Fortaleza. 

Dom Gregório Paixão, tem  59 anos de idade, nasceu em Aracaju, Sergipe, em 03 de novembro de 1964. Sua educação incluía o ensino fundamental e médio no Colégio Salesiano e no Atheneu Sergipense. Ele ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando em 1986.

No Mosteiro de São Bento da Bahia, Dom Gregório exerceu diversos ofícios monásticos, incluindo Bibliotecário, Mestre de Coro, Organista, Mestre de Noviços, entre outros. Ele também cursou Piano e Órgão de Tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador e artes plásticas no ateliê do pintor Waldo Robatto.

Em 1987 foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, onde cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, de onde obteve o grau de bacharel em Teologia. 

Dom Gregório também é autor de uma série de livros, abordando temas religiosos e culturais.

Nova missão

Em vídeo divulgado no perfil da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório agradeceu a todo a diocese e se dirigiu a seus diocesanos: “Peço que todos diocesanos que perseverem no caminho fé. Não deixem que ninguém os tire do caminho da vida e que nada os separe do amor de Cristo. Enfim, sejam testemunhas vivas de nosso senhor, amem a nossa Igreja. Amem a nossa diocese. Sejam muito felizes e abençoados por nosso Deus e Salvador. Que nunca lhes falte a intercessão de Nossa Senhora do Amor Divino e de São José”, 

Com entusiasmo ele anunciou o seu envio, “Agora vou para uma nova missão a pedido do Papa Francisco. Desejo chegar na Arquidiocese de Fortaleza com a mesma missão que cheguei aqui (Petrópolis). Agradeço ao Papa Francisco por ter me escolhido para essa nova missão que buscarei cumprir com espirito de fé e de serviço a Cristo e a sua Igreja“, completou Dom Gregório Paixão. 

De acordo com ele, sua missa de despedida da Diocese de Petrópolis (RJ) acontecerá dia 02 de dezembro na Catedral e sua posse na Arquidiocese de Fortaleza (CE) dia 15 de dezembro.

Em áudio divulgado no perfil do Instagram da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo manifestou sua alegria pela nova nomeação da Arquidiocese e colocou a Comunidade Shalom à disposição de Dom Gregório Paixão.

Em primeiro lugar, eu gostaria de louvar, agradecer e bendizer ao bom Deus por este grande dom recebido por meio das mãos do Papa Francisco com a nomeação de Dom Gregório Paixão, como novo Arcebispo de Fortaleza. Dom Gregório Paixão é de origem beneditina, traz no seu coração uma marca de profunda amizade com Deus, fidelidade a Cristo e ao evangelho, à Igreja, paixão pelo povo de Deus e especialmente pelos jovens. Por isso, nós, como Comunidade Católica Shalom, estamos cheios de alegria e com grande expectativa para acolher o nosso novo Arcebispo. E aproveitamos a ocasião para renovar toda a nossa disposição de colocar o carisma Shalom a serviço da sua pessoa e do seu Ministério nesta Igreja“, disse Moysés. 

Confira abaixo pronunciamento de Dom Gregório Paixão, novo arcebispo de Fortaleza:


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. Não tive a oportunidade de vê-lo em Petropolis. Sou petropolitana e vivo há 24 anos nos Estados Unidos. Acompanhei muito, pelo computador, suas lindas missas e abençoadas homilias, amei todas.
    Trabalhamos muito tem com Padre Geraldo Policarpo, na Igreja do Rosario.
    Desejo ao senhor muita animação, como sempre fez, fé e tenha certeza, o senhor deve ter deixado muitas pessoas com muitassaudades em Petrópolis.
    D E U S…..O…..ABENÇOE GRANDEMENTE NA SUA NOVA JORNADA!!!

  2. Não tive a oportunidade de vê-lo em Petropolis. Sou petropolitana e vivo há 24 anos nos Estados Unidos. Acompanhei muito, pelo computador, suas lindas e abençoadas homilias, amei todas.
    Trabalhamos muito tem com Padre Geraldo Policarpo, na Igreja do Rosario.
    Desejo ao senhor muita animação, como sempre fez, fé e tenha certeza, o senhor deve ter deixado muitas pessoas com muitassaudades em Petrópolis.
    D E U S…..O…..ABENÇOE GRANDEMENTE NA SUA NOVA JORNADA!!!