Shalom

Edições Shalom: leva a evangelização mais longe por meio de produtos de qualidade

Com mais de 60 obras publicadas, Edições Shalom planeja expandir para nicho de ficcção cristã em 2024.

comshalom
Na visita realizada da Diaconia, Pe. Fábio conheceu Ana Paula, devota e escritora do livro “Carlo Acutis e os jovens Shalom”

As Edições Shalom é o setor dentro da Comunidade Shalom que cuida do “escoamento” de conteúdos relacionados ao Carisma para a humanidade. Nascida pequena, na livraria Shalom do primeiro Centro de Evangelização, as Edições tomam forma no anúncio do Evangelho através dos livros, vídeos e música, sendo um grupo editorial com mais de um selo. Até o momento, mais de 60 livros foram publicados, sendo muito traduzidos em mais de quatro idiomas. 

A riqueza presente no Carisma transcende os territórios das missões, uma vez que muitas pessoas têm seu primeiro contato através das publicações do grupo editorial. No caso de Tereza Carmo, postulante da Comunidade de Aliança, a noção de “Shalom” veio através do livro “Tecendo o Fio de Ouro”, de autoria da cofundadora da Comunidade, Emmir Nogueira

LEIA TAMBÉM | 7 livros de Emmir Nogueira para crescer na caminhada com Deus

Eu sempre fui muito curiosa sobre isso de autoconhecimento”, conta. “Uma amiga foi em São Paulo fazer o curso do Fio de Ouro e eu fiquei encantada. Por acaso, eu achei o livro na Vozes e comprei, li dois, três capítulos e não entendi nada. Foi depois que a comunidade veio para cá, em 2017, que eu consegui fazer o curso”. 

 

Desde então, Teresa começou a se interessar ainda mais ao conhecer os títulos sobre Nossa Senhora dentro da editora, como “Mãe da Nossa Fé”, também de Emmir Nogueira. Atualmente, dentro da comunidade, a postulante afirma que os livros das Edições atuam como um ampliar de horizontes dentro da sua própria vocação. 

A sensação é de limpar uma janela, porque à medida em que eu vou lendo, eu consigo ver melhor o que tem ali”, explica. “Eu amplio os meus horizontes, agregando e me dando conhecimento, uma sabedoria, que eu não tinha antes.” 

Funcionamento e publicação

Por mais que seja um grupo editorial de uma Comunidade Católica, as Edições Shalom possuem o modus operandi de uma editora tradicional. As sugestões de publicação podem chegar como demanda, no caso de um conteúdo interno para membros da comunidade ou obra, ou por envio de original. 

Na segunda opção, o manuscrito do autor passa por uma avaliação pelo conselho editorial. Nesta etapa, a direção do setor avalia, à luz do Espírito, a relevância e a qualidade daquele material para a publicação. 

As estruturas burocráticas envolvem estágios seguidos de revisão de conteúdo, como também início de design de capa e solicitação do registro na Biblioteca Nacional, o ISBN. 

Para Gabriela Machado, missionária da Comunidade de Vida que serve nas Edições Shalom, a evangelização por meio dos livros colabora para a experiência das pessoas com o Carisma. 

O papel das Edições é fazer que a evangelização possa chegar cada vez mais longe, por meio de produtos de qualidade. Para que elas possam conhecer mais de si e de Deus, tendo uma experiência com o Carisma Shalom”, detalha. 

Ficção cristã: um nicho em expansão

Desde a criação do selo JP2, voltado para publicações sobre conteúdos jovens, as Edições Shalom tem se atentado para o mundo da ficção cristã. 

Atualmente, a nova edição da série “Teshuvá”, de Josefa Alves, e os livros “Tempo de Paz”, de Ana Paula Gomes, são os títulos de ficção publicados pela editora. Essas obras literárias são possibilidades para quem não se atrai por livros formativos ou não se interessa por doutrina.

[Conheça a trilogia de Teshuvá]

[Conheça Tempo de Guerra]

Quase sem querer, quando alguém lê uma ficção católica, começa a se identificar com os personagens, vê seus próprios dramas e desafios narrados naquela história. É como se a ficção cristã tivesse várias camadas”, detalha a autora Ana Paula Gomes. “Tempo de Guerra”, a continuação de seu primeiro livro, foi lançado no Fórum Shalom 2023. 

A ficção cristã pode ser, primeiramente, uma opção de entretenimento. No entanto, também conquista um espaço de reflexão em que se aventura por ela. Para tanto, o principal desafio ainda é cativar o público. 

O grande desafio de inserir Deus em um mundo predominantemente mundano é encontrar uma linguagem que fale ao homem de hoje”, esclarece Ana Paula. “A ficção cristã tem uma característica muito bela, que é a de não apenas entreter, mas levar o leitor a encontrar a própria vida nas entrelinhas.”

Para 2024, as Edições já possuem livros de ficção em andamento. 

Os conteúdos organizados pelo grupo editorial das Edições Shalom podem ser adquiridos no site da Livraria Shalom ou do Centro de Evangelização mais perto de você.

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.