Formação

O que o Catecismo fala sobre os carismas do Espírito Santo na Igreja?

Em mais um texto da série sobre Catecismo, Rodrigo Santos explica como o Espírito age na vida da Igreja por meio dos seus carismas.

comshalom
FOTO: CATHOPIC

O Espírito Santo é para a Igreja o que a alma é para o corpo, ou seja, vida. Sem o Paráclito, a Igreja não respira, seu coração não bate: 

 “O Espírito Santo é ‘o princípio de toda a ação vital e verdadeiramente salvífica em cada uma das diversas partes do Corpo’, Ele realiza, de múltiplas maneiras, a edificação de todo o Corpo na caridade: pela Palavra de Deus, ‘que tem o poder de construir o edifício’ (At 20,32); mediante o Batismo, pelo qual forma o Corpo de Cristo; pelos sacramentos, que fazem crescer e curam os membros de Cristo; pela ‘graça dada aos Apóstolos que ocupa o primeiro lugar entre os seus dons’; pelas virtudes que fazem agir segundo o bem; enfim, pelas múltiplas graças especiais (chamadas ‘carismas’) pelos quais Ele torna os fiéis ‘aptos e disponíveis para assumir os diferentes cargos e ofícios proveitosos para a renovação e cada vez mais ampla edificação da Igreja’”(CIC 798). 

Jesus Cristo veio ao mundo e redimiu os homens, criaturas preferidas de Deus, anunciando o Evangelho. Porém, o Espírito Santo é aquele enviado o Pai do Céu, que irriga as sementes da Boa Nova plantadas nos corações. A missão desse Consolador Perfeito é atualizar o feito redentor do Pai, consumado na oferta de Jesus Cristo. Ele atrai a humanidade inteira, completando a obra redentora, prefigurada na Igreja, família de Deus. Nesse roteiro pedagógico de graça, o Espírito Santo promove a difusão de seus dons e carismas: 

Extraordinários ou simples e humildes, os carismas são graças do Espírito Santo que, direta ou indiretamente, têm uma utilidade eclesial, ordenados como são para a edificação da Igreja, o bem dos homens e as necessidades do mundo” (CIC 799). 

A Igreja ainda declara como os dons e carismas desse enviado do Pai do Céu: devem ser acolhidos, ou seja, com abertura de coração, reconhecimento, mas também com discernimento. Nenhum carisma, por mais atrativo e frutuoso que seja, está dispensado da referência e  submissão aos devidos pastores da Igreja (cf. CIC 801). 

Que essas benditas lições da Igreja possam nos abrir mais e mais para esse Enviado do Pai!

Continue lendo sobre o Catecismo da Igreja Católica: 

Por que devemos crer na Igreja Católica?

O Espírito Santo é o orientador e santificador da Igreja Católica

Maria: a Esposa do Espírito e Mãe de Jesus

Creio no Espírito Santo, grande promessa de Deus

Feitos e promessas de Deus operadas e cumpridas em Cristo

Maria e a economia da salvação

Ele julgará os vivos e os mortos

A Ressurreição de Jesus é o cerne da Boa Nova anunciada por Seus discípulos

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.