Em Aracaju, a Comunidade Católica Shalom atendeu ao pedido do Papa Francisco, para o 7° Dia Mundial dos Pobres, que exorta a não desviar o olhar de quem está em dificuldade. Com o tema “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” (Tb 4, 7) a Missão promoveu diversos serviços gratuitos sem deixar de evangelizar e acolher.
Ser amada por Deus por meio dos mais necessitados
Maria Renata Sá, consagrada da Comunidade de Vida e responsável do Amigos dos Pobre na Missão, conta com muita alegria que preparar o Dia dos Pobres foi uma grande graça, pois pode provar da providência e da generosidade de Deus que age por meio das doações. “Durante a preparação deste evento, provamos da providencia divina, e agora, ver os serviços dos voluntários, ver as contribuições que foram chegando, tudo é graça”, complementa.
Para a consagrada o grande marco deste dia foi a evangelização. Tanto os que são acolhidos, como os voluntários, têm a chance se de sentir deste amor de Deus. Para mim, ser amiga dos pobres é um presente da minha vida. E finaliza: “Ser amiga dos pobres é ser amiga de Jesus.”
O Espaço de Paz (EP) em Aracaju tem sido uma grande bênção de Deus missão. Aline Barbosa, coordenadora da Promoção Humana explica: “Já são 12 anos de EP, mas o trabalho social no bairro Soledade na capital sergipana, acontece há mais de 20. Onde antes era um antigo lixão da cidade hoje, com as graças a Deus temos um espaço que foi construído com ajuda de doações, onde atendemos crianças e adolescentes de 6 a 16 anos no contra turno escolar e realizamos atividades de arte, cultura, esportes, oficinas de matemática e português, e distribuímos duas refeições diárias”.
Dar de graça o que de graça se recebe
E além destes serviços, cada pessoa assistida pelo EP tem a oportunidade de ser evangelizado e assim ser também um evangelizador. Como é o caso do Jonas Alcantara Santos, 16, filho de uma voluntária, que desde os 4 anos de idade participa com a mãe do Espaço. “Minha mãe brinca que eu nasci aqui. Esse ano fui pro Acamp’s e agora estou em um grupo de oração no Centro de Evangelização do Shalom. Para mim é muito bom servir e ver esse espaço cheio de pessoas!”, conta o jovem.
Aline afirma que fazer parte deste serviço é uma graça inexplicável, uma oportunidade de ama-Lo nos pobres. “Servir aos pobres, para mim, é amar e servir Jesus de carne e osso. É um trabalho muito enriquecedor que me empobrece, que nem esvazia. Para que assim, vazia de mim mesma, eu possa dar aquele que eu tenho de mais valioso, que é o próprio Deus para eles. Muito mais do que o material é dar para eles, um abraço, um consolo, uma palavra”, finaliza.
Ao longo do Dia dos Pobres na Missão Shalom Aracaju, foi oferecido além de lanche, escuta e oração, os serviços: jurídicos, especialidades médicas, atendimento odontológico, contábil, corte de cabelos masculinos e femininos, além de lavagem, escova e penteados.
Ver essa foto no Instagram
Confira algumas imagens do Dia dos Pobres na Missão Aracaju:
Saiba como foi o Dia dos Pobres em Aracaju no nosso Instagram @shalomaracaju