Formação

Por que no tempo do Advento não se canta o Glória?

Entenda porque durante o tempo do Advento se omite o canto do Glória nas celebrações litúrgicas.

comshalom
FOTO: COMSHALOM

Quem participa das santas missas dominicais do tempo comum ou as dos tempos mais solenes e festivos, sabe que um dos momentos mais fortes e contagiantes da celebração eucarística é quando o sacerdote diz: “Perdoados e lavados pelo Senhor, cantemos nosso hino de glória!” Esse momento é de júbilo, alegria, gratidão e ação de graças a Deus. Porém, há períodos do calendário litúrgico da Igreja nos quais esse cântico é omitido. Esses tempos são a Quaresma e o Advento. Por que será? Vamos então refletir um pouco sobre o sentido profundo por trás desse ato.

O espírito litúrgico de cada tempo

Havia, da parte de alguns fiéis nas comunidades judaicas do tempo de Jesus, inclusive sacerdotes e doutores da Lei, um comportamento que o Mestre reprovou veementemente. Que hábito era esse? Era justamente o de desvincular a fé e o culto a Deus da vida concreta, do dia a dia. O apóstolo São Tiago, entendendo muito bem o que Jesus Cristo tentou combater no judaísmo de seu tempo, diria depois: A fé sem obras é morta” (Tg 2,17).

>> Clique aqui para seguir o canal da “Comunidade Católica Shalom” no Whatsapp

Assim, a Igreja, amadurecendo a compreensão de que a liturgia e o culto a Deus jamais devem ser desassociados da vida concreta dos fiéis, foi organizando seu conteúdo celebrativo de modo a proporcionar um mergulho na mística de cada tempo do ano litúrgico.

Qual é o espírito litúrgico próprio do Advento?

Durante as quatro semanas do Advento, existem algumas mudanças no rito das Santas Missas que deixam alguns fiéis em dúvida. Entre essas questões, está: “Por que o Glória não é cantado nas missas do Advento?” 

Esse hino é omitido no Advento (exceto na Solenidade da Imaculada Conceição, na Festa de Nossa Senhora de Guadalupe e, em alguns lugares, no terceiro domingo do Advento, chamado Domingo Gaudete) porque trata-se de um tempo cujo espírito deve ser marcado pelo silêncio e recolhimento, em vista de uma melhor preparação interior para a grande festa do Natal, o nascimento do Filho de Deus, nosso Salvador. Inclusive, até as passagens bíblicas da Liturgia da Palavra vão cada uma, a seu modo, revelando essa esperança da vinda de Cristo ao mundo, mas também as tentações que envolviam o povo de Deus durante essa espera.

LEIA TAMBÉM | O que é Advento?

Outro motivo da omissão do Glória seria a recordação de que, enquanto caminhamos nesta vida, ainda nos “falta” aquela alegria completa da presença de Cristo em meio a nós e pela qual esperamos no Advento, o que será “sanado” com o Seu nascimento bendito, que celebramos no Natal. 

Uma santa “explosão de louvor”

Se bem vivido, com fé e esperança, esse tempo do Advento se transformará em louvor e ação de graças a Deus, diante da notícia do Natal do Senhor. Então, poderemos cantar: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amado.” 

No entanto, convidamos você a mergulhar nesse espírito de piedade, oração, silêncio, espera e expectativa do tempo do Advento, para não “antecipar a plena alegria do Natal do Senhor”, como indica o número 305 da Instrução Geral do Missal Romano, falando sobre a sobriedade com a qual devemos viver esse tempo litúrgico tão belo, que é o Advento. Afinal, o calendário litúrgico nos ensina que “há um tempo para cada coisa debaixo dos céus” (cf. Ecle 3,1), inclusive, um tempo para silenciar e um tempo para festejar. 

Um santo Advento a todos! 

Participe do Retiro de Advento 2023 

Estão abertas as inscrições para o Retiro do Advento 2023 da Comunidade Católica Shalom, que é um itinerário formativo e oracional para te ajudar a viver bem o tempo litúrgico de preparação para o Natal. Serão 29 dias, de 3 de dezembro a 1 de janeiro, em um itinerário de oração diária, iluminado pela Palavra de Deus. 

O tema deste ano é “Vem e reconstrói a minha casa” Cf. Ag 2, 1-8.

retiro de advento shalom 2023

[Adquira agora seu livro “Retiro do Advento 2023”]

E para complementar toda a riqueza desse itinerário espiritual, o comshalom disponibilizará na página comshalom.org/advento conteúdos formativos, orações e notícias, além dos salmos dominicais do advento, homilia diária e outros conteúdos oracionais no canal do YouTube Capela Sh.

[Faça a sua inscrição aqui gratuitamente]

 


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.