Shalom

Dicas para combater o orgulho com Padre Denys Lima

comshalom

O Retiro começou de uma forma diferente, na Missa de ação de graças pelos 24 anos de governo pastoral de Dom José Antonio na Arquidiocese de Fortaleza. Após essa manhã, de comunhão com a Igreja na Catedral Metropolitana, a família Shalom de Fortaleza se dirigiu ao Centro de Eventos do Ceará, onde a programação do retiro segue até domingo.

Na primeira pregação do Retiro, Padre Denys Lima, missionário da Comunidade Católica Shalom, falou sobre a humildade e o combate espiritual. Em sua fala, o sacerdote afirmou que hoje o Senhor quer nos dar descanso do orgulho que pesa, que atravanca a nossa vida. Confira algumas dicas para combater o orgulho, fazer uma revisão de vida e deixar que Deus transforme a nossa vida.

Experimentar o Amor de Deus

A primeira grande cura do orgulho é experimentar o amor de Deus que se derrama sobre a minha pequenez, meu nada, o meu não merecer. Eu não mereço, mas Ele me ama.

Quando fazemos esta experiência de amor, encontramos também a misericórdia de Deus, e deixamos o Espírito Santo agir, então tudo o que não é de Deus cai! Cai por terra o desânimo espiritual, a inveja dos nossos irmãos, a dificuldade com as autoridades.

Saber o seu lugar

Precisamos ser felizes por sermos filhos amados de Deus, não precisamos querer ser mais do que somos. Jesus louvou ao Pai, exultou, porque o Pai revelou seu segredo aos pequeninos. Este é nosso lugar, e devemos nos alegrar com ele! Somos pequenos, somos filhos amados por Deus. Devemos voltar a ocupar o nosso lugar existencial. 

Uma das definições de orgulho é a busca desordenada pela excelência pessoal. Isso traz comparações, julgamentos, fofocas. Quando Moysés nos fala sobre a unidade nos nossos Escritos, ele menciona a Comunidade de Vida e de Aliança como engrenagens do motor Shalom. É preciso saber que o outro me complementa.

Contar com o auxílio da Virgem Maria

O remédio eficaz que o Senhor nos deu para combater o orgulho, que está registrado na Revista Escuta, foi Nossa Senhora toda pequena. Ela torna-se toda majestosa porque é transparente e resplandece a glória de Deus. Maria foi criada em estado de pequenez, ela nos ensina que somente quando nos abaixamos e nos esvaziamos, damos espaço para Deus e para o irmão.

Deus nos deu também como sabedoria, um ato de súplica a Nossa Senhora, um exercício de pedir a ela a sua humildade emprestada. Não temos humildade em nós, por isso pedimos a Maria.

Não deixar a alma se inchar!

O orgulho é como um inchaço da alma. A nossa alma pode buscar tanto a própria excelência que ela se incha, que não cabe mais Deus, o irmão, e mais ninguém. Só há lugar para o meu eu sozinho e amargurado. É tempo de combater o orgulho, combater este inchaço da alma! 

Precisamos sumir!

Nós vamos sumir, não vamos ficar para sempre nesta terra! Você está pronto para sumir? Ficamos querendo nos segurar na estima das pessoas, naquilo que fizemos e realizamos, nos aplausos e reconhecimentos, e nos esquecemos que vamos sumir. Daqui a trezentos anos, ninguém vai se lembrar de nós! Se queremos desaparecer bem, devemos começar a desaparecer agora.

Dar glória a Deus!

O louvor a Deus exorciza o orgulho! Dar glória a Deus, dar a Ele todo o louvor nos cura do veneno do orgulho. Este reconhecimento da glória que é somente de Deus, nos faz sairmos de nós mesmos e ir ao encontro daqueles que Ele ama.

Reconhecer que a glória é de Deus e não somos capazes de realizar nada sem a ajuda Dele, não nos exclui das responsabilidades. Não devemos confundir a humildade com a preguiça. Não devemos nos negar a servir, a abraçar grandes missões por causa de nossa pequenez. Devemos abraçar o que a missão nos pede, reconhecendo nossa pequenez e confiando na grandeza de Deus, é Ele quem faz. Em Deus, podemos nos alegrar, dando glória a Ele por tudo. A verdadeira perfeição consiste em amar a Deus com perfeição e no desprezo de si.

Além disso, devemos nos lembrar que a humildade é a palavra que o Papa Francisco deu a toda a Comunidade Shalom quando esteve em audiência privada com nosso fundador. Devemos acolher esta palavra como um mandato de Deus para nós, um caminho seguro para realizar a Vontade de Deus a nosso respeito.

 

Retiro da Grande Comunidade 2023

O Retiro, que traz o tema “Uma nova efusão do Espírito Santo e a Virgem Maria”, segue no Centro de Eventos trazendo mais momentos de oração, adoração, louvor e pregações. Para conferir a programação completa, acesse o Instagram @shalomfortaleza

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Shalom Fortaleza (@shalomfortaleza)


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião da Comunidade Shalom. É proibido inserir comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem os direitos dos outros. Os editores podem retirar sem aviso prévio os comentários que não cumprirem os critérios estabelecidos neste aviso ou que estejam fora do tema.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.

O seu endereço de e-mail não será publicado.